Previous slide
Next slide

Itaipu abre vertedouro

Previous slide
Next slide

Depois de quatro meses fechado, o vertedouro de Itaipu voltou a ser aberto. A reabertura é resultado de chuvas abundantes, que garantiram o armazenamento dos reservatórios acima de Itaipu, nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. O espetáculo deve durar pelo menos até o fim de semana, de acordo com a Divisão de Hidrologia.
  
Nesta segunda-feira (2) pela manhã, estão passando pela calha esquerda do vertedouro 4.607 metros cúbicos de água por segundo. O vertimento começou no sábado, às 2h05, quando o reservatório de Itaipu atingiu a cota 220,01 metros acima do nível do mar. O máximo de excedente foi registrado nesta madrugada, quando escoaram 5.876 metros cúbicos de água por segundo.

No ano passado, Itaipu teve de rebaixar o nível do reservatório para atender necessidades dos sistemas elétricos interligados do Brail e Paraguai. Nesse período, o lago baixou até o mínimo de 217,25 metros. No dia 11 de fevereiro, a usina voltou a operar normalmente, já na cota 219.

O período chuvoso foi intenso e elevou rapidamente o nível dos rios do Sudeste e Centro-Oeste do País. Segundo informações do Departamento de Operação do Sistema, os reservatórios das usinas localizadas a montante (acima) de Itaipu, especialmente no Sudeste, nas bacias do Paraná, Tietê, Paranapanema, Paranaíba e Grande, já se recuperaram e muitos já estão até vertendo. A capacidade média de armazenamento dessas usinas está agora em 70% do volume máximo.

Previous slide
Next slide