Previous slide
Next slide

Itaipu completa 25 anos de operação

Previous slide
Next slide

 

Uma solenidade no Edifício de Produção (foto) marcou, nesta terça-feira (5), os 25 anos de produção de Itaipu. Participaram os diretores técnico executivo, Antonio Otélo Cardoso, e técnico, José María Sánchez Tillería, além dos diretores de Coordenação, Nelton Friedrich, e administrativo executivo, Gustavo Bogarin. O diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, está em Brasília, mas enviou uma carta, lida por Cardoso, na qual destaca os "números impressionantes" da geração de energia e os resultados de Itaipu em renda e benefícios para muitos municípios, atribuindo tudo "a cada atual e cada ex-empregado que colaborou com Itaipu".

O diretor técnico executivo, Antonio Otélo Cardoso, fez uma comparação entre o que era Itaipu, em 1984, e o que é hoje. Naquele ano, Itaipu produziu 277 mil megawatts-hora (MWh), que atualmente representa o que a usina gera em apenas um dia. "Hoje geramos muita energia, mas isso só aumenta nossa responsabilidade", lembrou, alertando que "os nossos maiores desafios ainda estão por vir".

Cardoso disse então quais são esses novos desafios: atingir os 100 milhões de MWh de geração anual; renovar o quadro de empregados; e atualizar as tecnologias utilizadas em Itaipu. "Aqui os desafios nunca param de surgir", ressaltou.

O diretor técnico, José María Sánchez Tillería (à direita), disse em seu discurso que os empregados da Diretoria Técnica são os grandes responsáveis pelos sucessivos recordes de produção que a usina bate, mas "sem o apoio das demais diretorias, nada disso seria possível".

Além disso, durante a solenidade, um representante de cada superintendência da Técnica – Operação, Manutenção, Engenharia e Obras – falou em nome dos empregados.

Números do quadrimestre – Exatamente no dia em que Itaipu comemora 25 anos de produção de energia, a Técnica (SOM-SPI) divulga os dados de geração de abril: 8.142.752 MWh. A produção no mês mostra que a usina se recupera dos quatro dias em que teve unidades paradas, com a queda de linhas de transmissão de Furnas, em janeiro. A média mensal em janeiro, fevereiro e março ficou em 7.690.286 MWh, inferior à média mensal de todo o ano passado: 7.803.403 MWh.

A produção de abril elevou a produção total do primeiro quadrimestre do ano para 31.213.612 MWh, próxima ao total dos primeiros quatro meses de 2008, que teve um dia a mais e não sofreu interrupção, como neste ano. O diretor técnico executivo, Antonio Otélo Cardoso (veja entrevista nesta edição) se baseia nesses dados para prever que 2009 será mais um ano de recorde.

Previous slide
Next slide