Previous slide
Next slide

Itaipu define prioridades para 2009-2010

Previous slide
Next slide

Os diretores de Itaipu, margem esquerda, se reuniram durante toda a segunda-feira (2), em Curitiba, para definir doze temas que merecerão um acompanhamento e controle prioritários no biênio 2009-2010. Os doze assuntos foram escolhidos entre aqueles constantes no Plano Empresarial da Itaipu que possuem maior relevância para o cumprimento da missão da empresa. Cada um deles terá um responsável e será gerenciado seguindo a metodologia do Project Management Institute (PMI), o instituto internacional que define as normas para gerenciamento de projetos.
   
Além dos seis diretores, participaram da reunião os assessores de planejamento Andréia Camelo, José Ricardo da Silveira, Luiz Rossi e Júlio Meirelles, além dos consultores Pedro José Steiner Neto, especialista em tomada de decisão gerencial, e Eduardo Espínola, especialista em gerenciamento de projetos e programas. O gerente da PEPL.GB, Daniel Ribeiro, apoiou os trabalhos.
  
Os doze projetos compreendem temas como meio ambiente, responsabilidade socioambiental, turismo, produção de energia, entre outros. De acordo com Júlio Meirelles, assessor de Planejamento Empresarial da Diretoria Geral Brasileira, a questão ambiental foi a que teve maior apelo na escolha dos projetos. “A partir de agora, todos os temas terão igual tratamento e prioridade”, ressalva. Cada projeto será acompanhado mês a mês, tendo objetivos e metas definidos, como rege a metodologia do PMI.
 
Doze projetos – Em relação à temática socioambiental, foi destacada a manutenção das ações do Programa Cultivando Água Boa, além de priorizar uma política de atuação e abrangência para energias renováveis. Também foi considerada como prioritária a consolidação da política de atuação na área de Responsabilidade Socioambiental. Em relação ao turismo, a empresa caminha para uma política consolidada na área. Na questão de produção de energia, foi decidido continuar priorizando a manutenção do alto nível de desempenho existente, reforçando a visão de longo prazo, e a integração energética regional.
 
Na área jurídica, o enfoque foi dado à celebração dos contratos de fornecimento de energia de longo prazo, conforme o anexo C, do Tratado de Itaipu. Será consolidado ainda um plano de gestão das ações judiciais críticas e estruturado um arquivo histórico dos assuntos judiciais de Itaipu. Na área de contratos e convênios, haverá um aperfeiçoamento dos procedimentos de gestão e na capacitação dos gestores.
 
Itaipu também promoverá a sustentabilidade de instituições como Fundação Parque Tecnológico Itaipu FPTI, Hospital Ministro Costa Cavalcanti e Fibra. Em relação ao RH, serão estruturados o plano de carreira e remuneração, a gestão de desempenho e a gestão por competências.

Previous slide
Next slide