contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Itaipu deve escoar neste fim de semana seis Cataratas do Iguaçu Previsão é que o vertimento continue pelo menos durante toda a semana que vem

Previsão é que o vertimento continue pelo menos durante toda a semana que vem


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

A vazão no vertedouro da usina de Itaipu deve atingir picos de 9 mil metros cúbicos de água por segundo neste fim de semana, sábado, 21, e domingo, 22, o equivalente à vazão de seis Cataratas do Iguaçu, que tem um volume médio de 1.500 metros cúbicos de água por segundo. Para esta sexta-feira, a previsão de vertimento é de 6 mil metros cúbicos de água por segundo. Se confirmados, esses deverão ser os maiores volumes registrados desde a cheia de julho. O aumento das chuvas ocorre em função do fenômeno El Ñino.

Neste domingo, 22, os turistas que visitarem a usina de Itaipu terão uma oportunidade de assistirem a uma cena rara. O vertedouro da usina estará com as três calhas abertas, das 10h às 12h.

A previsão de vertimento na usina é feita com base na afluência, água que a usina recebe das hidrelétricas acima dela, e chuvas localizadas sobre o reservatório de Itaipu e na sua bacia de contribuição.  Mesmo com a capacidade de produção bastante alta, batendo recordes de geração horária, Itaipu precisa escoar o excedente que não usa para a geração de energia. O vertimento deve continuar pelo menos até a semana que vem inteira.

Chove tanto a montante (acima), quanto a jusante (abaixo) da usina. No Rio Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, também está chovendo. Nesta quinta-feira, 19, a vazão chegou a 3.435 metros cúbicos de água por segundo.  A previsão para os próximos dias é de mais chuvas tanto nas bacias dos Rio Iguaçu quanto do Rio Paraná.

Por causa dos alertas meteorológicos nos dois rios, a Comissão de Cheia da Itaipu foi reativada nesta quarta-feira, 18, no final da tarde.  A vazão afluente média ao reservatório de Itaipu nesta quinta-feira, 19, foi de 16 mil metros cúbicos por segundo, com tendência de aumento. Na região da Ponte da Amizade, o nível do Rio Paraná não para de subir e atingiu, nesta quinta-feira, 110 metros.

A cota de alerta de cheia para o local é de 109,9 metros. A previsão para esta sexta-feira é de 112 metros. Com isso, podem ser afetadas 20 moradias. Há previsão de inundações nesta sexta-feira no bairro San Rafael, em Ciudad del Este, no Paraguai.

Monitoramento – A Comissão de Cheia vai permanecer monitorando e avaliado a situação, com a divulgação de boletins permanentes de alertas hidrológicos com dados atualizados. Essas informações são compartilhadas com instituições competentes para que as medidas sejam adotadas de forma preventiva.

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz