contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Itaipu e Polícia Federal firmam nova parceria Fiscalização das aéreas do reservatório de Itaipu e rio Paraná deve continuar até 2017

Fiscalização das aéreas do reservatório de Itaipu e rio Paraná deve continuar até 2017


Por: Garon Piceli

Publicado em:

Itaipu Binacional e a Polícia Federal firmaram um termo de cooperação para continuidade do policiamento das áreas do reservatório de Itaipu e do rio Paraná, a jusante da usina, até a Ponte da Amizade. O documento substitui o convênio anterior, em vigência desde 2002 e reafirmado em 2007. A validade do novo acordo expira em outubro de 2017.

A cerimônia, no Centro Executivo de Itaipu, reuniu diretor-geral da PF no Brasil, Leandro Daiello Coimbra, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek e autoridades de segurança pública da região e responsáveis pela segurança institucional de Itaipu. Cerca de 30 pessoas acompanharam a solenidade.

“A renovação do acordo consolida o sonho da Polícia Federal, de trabalhar em parceria com uma perspectiva social. Itaipu é uma das nossas melhores parceiras no País, com interesses sociais que convergem com os da Polícia”, disse o diretor-geral da PF, Leandro Daiello Coimbra. “Não conseguimos atingir nossos objetivos sozinhos e sem ajudas como essas”, concluiu.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, agradeceu a PF pelas realizações feitas ao longo dos 10 anos de ação conjunta e colocou a empresa à disposição da Polícia, sempre que necessário. “Nesse período, tivemos uma série de realizações com a PF, a Receita Federal, o Exército e outras forças de segurança. Nossas portas estão sempre abertas”, disse.

No evento, a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e a Polícia Federal também assinaram um protocolo de intenções para pesquisa de tecnologia que sirva, no futuro, ao projeto Beira Foz. A ideia é que o PTI abrigue um laboratório para desenvolver em Foz do Iguaçu aparatos como câmeras e circuito interno de TV que servirão ao projeto Beira Foz. Não há prazo definido para o início das atividades.

Parceria mantida – Pelo termo, a Itaipu mantém, em regime de comodato, a cessão da área do Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom) à Polícia Federal. Instalado às margens do reservatório, na área interna da hidrelétrica, o Nepom é a principal base da PF para fiscalização das atividades criminosas até a região de Guaíra, a 180 km.

A binacional se compromete, ainda, a concluir melhorias em andamento para infraestrutura náutica do Nepom. São elas a rampa de lançamento de embarcações, o píer, o quebra-ondas, o molhe e o atracadouro flutuante. Cerca de 80% das obras estão concluídas. Cabe à Polícia Federal coibir a imigração ilegal, o contrabando, descaminho, o tráfico de drogas, munições e de seres humanos, apoio às ações de busca e salvamento, entre outras atividades.

Benefícios – Desde o início da parceria em 2002, Itaipu entregou três lanchas blindadas à PF e construiu o Nepom. Como contrapartida, a Polícia Federal tem efetuado o policiamento do reservatório, com bons resultados.

Também estiveram presentes o superintendente regional da PF, José Alberto de Freitas Iegas; o delegado da PF, Ricardo Cubas César; o comandante do 34º Batalhão de Infantaria Motorizado, cel. Antônio Cézar de Oliveira Mendes; o comandante da Capitania Fluvial do Rio Paraná, Capitão de Fragata Luís Fernando Kraemer Bulsíng; o comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Foz do Iguaçu, major Joacir Augustinho de Oliveira; o representante da Agencia Brasileira de Inteligência, Luciano Marcos Silva; e o diretor-superintendente da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, Juan Carlos Sotuyo; os superintendentes de Itaipu, Rogel Abib Zattar (Segurança Empresarial) e Jorge Habib Hanna El Khouri (Adjunto de Engenharia).

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz