contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Itaipu inicia montagem do Renault Twizy no Brasil Compactos elétricos serão integrados ao sistema de mobilidade da hidrelétrica

Compactos elétricos serão integrados ao sistema de mobilidade da hidrelétrica


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

A Itaipu Binacional inicia em Foz do Iguaçu, a montagem dos 32 compactos 100% elétricos do modelo Renault Twizy, que fazem parte do acordo de cooperação tecnológica assinado no ano passado entre as duas empresas. 

Foto: JIE
Veículos serão montados dentro da Usina; Essa é a primeira vez que um veículo Renault será montado fora de uma das fábricas da empresa

De acordo com a diretora financeira executiva de Itaipu, Margaret Groff, “o Twizy será integrado ao sistema de mobilidade inteligente da Itaipu. O objetivo é desenvolver soluções inovadoras na área de logística. A infraestrutura para o veículo elétrico ainda é um desafio para o Brasil e o mundo”.

O trabalho começou no final de outubro, em uma área especialmente preparada dentro do complexo hidrelétrico. A intenção é montar um carro por semana.

“Essa é a primeira vez que um veículo Renault é montado fora de uma fábrica da marca. A iniciativa demonstra, portanto, a importância que essa parceria tem para a Renault. Acreditamos que o futuro da mobilidade passa, necessariamente, por veículos zero emissão, e estabelecer esse tipo de parceria só reforça que estamos no caminho certo", afirma Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil.

Todas as unidades montadas em Itaipu serão utilizadas exclusivamente para estudos e trabalhos internos, dentro dos limites do complexo hidrelétrico. Também poderão ser utilizados pelos empregados pelo sistema de car sharing (compartilhamento).

Como é o trabalho – Os 32 Twizys chegaram à Itaipu em regime SKD (semi knock down, na sigla em inglês) – ou seja, parcialmente desmontados. Na usina, o trabalho envolve a integração do sistema de tração, bateria e motor elétrico, além da carroceria – totalizando aproximadamente 90 peças.

“Na Espanha, a montagem do Twizy é automatizada; aqui, o processo é mais manual, justamente porque o interesse de Itaipu não é produzir e fazer volume, mas conhecer a tecnologia”, explicou Novais. Toda a estrutura montada pela Itaipu para desenvolver esse projeto conjunto está em linha com o que é preconizado pela Renault na Europa.

Para a equipe de Itaipu envolvida no projeto, o contato com os profissionais da Renault é uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos em tecnologia e aprimorar os projetos desenvolvidos dentro do Programa VE. “Muitas coisas não adianta ver só no papel. Por isso, todos têm sido fundamentais para dar dicas importantes sobre o carro e a montagem. É um trabalho que está sendo muito produtivo”, destacou o engenheiro Nabor Ferreira Cabral, da Itaipu.

Sobre a Aliança Renault-Nissan A Aliança Renault-Nissan lidera o segmento de veículos zero emissão no mundo e investe 4 bilhões de euros no desenvolvimento dessa tecnologia. Desde o início da comercialização, no final de 2010, mais de 180 mil veículos elétricos já foram vendidos em todo o mundo.

A Renault, que traz o desenvolvimento de tecnologia em eficiência energética em seu DNA, é a única montadora a oferecer uma gama Z.E. completa, composta por quatro modelos: Renault Fluence, Renault Zoe, Renault Twizy e Renault Kangoo Z.E. Os veículos zero emissão estão cada vez mais presentes no dia a dia das grandes cidades e são uma tendência. “Para a Renault, o veículo elétrico não é futuro, é o presente”, afirma Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil.

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz