Previous slide
Next slide

Itaipu recebe 9.553 visitantes no Carnaval

Previous slide
Next slide

No segundo feriadão de Carnaval em que a usina foi aberta para os turistas, o número de visitantes aumentou 10% em relação a 2008. Aumentou, também, o índice de visitantes de Itaipu em comparação com o Parque Nacional do Iguaçu. Historicamente, a usina recebia em média 30% do número de visitantes do parque, mas neste Carnaval o índice saltou para 37%.
 
Desde sábado até terça-feira, o Complexo Turístico Itaipu recebeu 9.553 visitantes, contra 8.648 no Carnaval de 2008. O Parque Nacional Iguaçu atendeu, no mesmo período deste ano, 25.242 turistas.

A Iluminação da Barragem, em um dia extra – na segunda-feira -, teve 529 espectadores, número considerado excepcional pelo gerente do Complexo Turístico Itaipu (CTI), Jaime Nascimento. Na sexta-feira, por exemplo, a iluminação foi assistida por 177 pessoas. Já no sábado, o movimento também foi muito bom, com 465 espectadores.

A maioria dos visitantes – cerca de 90% – era formada por brasileiros. Entre os estrangeiros, Jaime Nascimento, coordenador do CTI, pela Fundação PTI, destaca uma curiosidade: praticamente nenhuma nacionalidade se sobressaiu. Foram registrados 187 argentinos, número pouquinho superior ao de chineses (180); 103 israelenses, povo que normalmente não aparece nas estatísticas de turismo em Foz do Iguaçu; 86 franceses; 54 paraguaios; 44 alemães; 41 peruanos; 29 bolivianos e 27 americanos. A presença de americanos também surpreende, já que dificilmente os turistas desse país incluem grandes obras em seus roteiros.

Veio gente também da Coréia do Sul, do Japão, da Tailândia, da Holanda, da Grécia, da Austrália, da Eslováquia, de Singapura, do Panamá e até da Índia.

Para os visitantes, brasileiros e estrageiros, o CTI ofereceu uma pequena atração a mais: lunetas instaladas no Mirante Central. Ao inserir uma moeda de R$ 1 no equipamento, a luneta se abre e permite que o visitante veja detalhes de toda a barragem, ao longo de um minuto. As lunetas foram instaladas por uma empresa especializada, numa parceria com o CTI. Todo o dinheiro arrecadado será dividido meio a meio. E a procura já revelou que o filão é promissor: estima-se que as lunetas vão render pelo menos R$ 1 mil por mês.

A segunda-feira de Carnaval foi o dia de maior procura pelas atrações de Itaipu. Foram atendidos 2.857 visitantes, formando-se longos comboios de ônibus nas vias da usina.

Antes mesmo de se confirmarem os números de visitantes neste Carnaval, o superintendente de Comunicação Social da Itaipu, Gilmar Piolla, já previa que o movimento seria superior ao do ano passado, “apesar da crise financeira global”. Ele atribui isso ao trabalho que vem sendo feito em parceria com o trade turístico, para promover a imagem do Destino Iguaçu no Brasil e no exterior.

Esse trabalho inclui o apoio à campanha para eleger as Cataratas do Iguaçu uma das 7 maravilhas da natureza, a campanha publicitária intitulada Foz do Iguaçu, Destino do Mundo, lançada há mais de um ano, e as participações em feiras regionais, nacionais e internacionais, sobretudo aquelas voltadas para o público final.

Previous slide
Next slide