Previous slide
Next slide

João da Bota obtém índice para Mundial na Meia Maratona das Cataratas

Previous slide
Next slide

Foto: Nilton Rolim
João da Bota e Franck Caldeira fizeram a dobradinha para o Cruzeiro

A marca estabelecida pelo brasileiro João da Bota ao vencer em Foz do Iguaçu a 3ª Meia Maratona das Cataratas — Troféu Itaipu Binacional 35 Anos, no último dia 5 de julho, assegura ao atleta do Cruzeiro, momentaneamente, uma vaga no Mundial de Meia Maratona de 2009, que acontecerá dia 11 de outubro na cidade inglesa de Birmingham.

O corredor venceu a 3ª Meia Maratona das Cataratas com o tempo de 1h03min37s, novo recorde da prova, que teve a presença de mais de mil competidores de 11 países e três continentes: América (Norte e Sul), Europa e África.

O anúncio da vaga ao Mundial foi feito pelo diretor do evento esportivo, Tadeu Natálio. “O tempo do João o qualificou para participar do Mundial. Já recebi informação que a Confederação Brasileira de Atletismo homologou, oficializou a marca, que, até agora, garante vaga ao atleta na competição”, disse.

Segundo informou Harley Maciel da Silva, gerente-técnico da CBAt, com a marca obtida em Foz do Iguaçu, João da Bota está atualmente classificado. Ele só perderá a vaga se nas corridas que antecedem o Mundial seu tempo for batido. “Se o prazo terminasse hoje, ele estaria classificado, mas o prazo ainda não acabou”.

A oficialização dos representantes brasileiros, dessa forma, ainda está para ocorrer, mas se ninguém baixar a marca do atleta do Cruzeiro, ele ratificará sua presença na Inglaterra.

A corrida de rua registrou ainda a quebra de recorde na Categoria Feminina. A queniana Anne Cheptanui Bererwe levou o título e estabeleceu o tempo de 1h14min4s, cerca de três minutos abaixo da melhor marca até então, de 1h17min17s, obtida pela brasileira Luzia de Sousa Pinto, vencedora da 1ª Meia Maratona em 2007.

Previous slide
Next slide