Previous slide
Next slide

Jogo de Sena

Previous slide
Next slide

Nova praia
Olá, amigos leitores do Clickfoz. A partir de hoje, estreamos numa nova praia. Pela primeira vez, passo a escrever, periodicamente, num site informativo. Será um novo desafio, mas que estou pronto pra encarar. O público da Internet é um público diferente, cosmopolita e muito abrangente. Exige do cronista muito jogo de cintura. Por outro lado, nenhum veículo pode, com tanta instantaneidade, levar nosso trabalho tão longe, a tantas pessoas. O futuro das mídias está na Internet, e nós não ficaríamos fora desta inovação. Espero que apreciem este espaço.

Novidades
A parceria Só ESPORTES e Clickfoz reserva muitas surpresas. Breve, você vai contar com diversos links na página de esportes, além do lançamento do portal SÓ ESPORTES ON LINE, que trará informações esportivas de tudo o que acontece no mundo do esporte. Nosso objetivo é ter muito conteúdo exclusivo, além de disponibilizar espaço para que atletas e entidades da região de Foz possam ter suas páginas na web. Por enquanto, vamos disponibilizando o material eletrônico produzido diariamente na Rádio Foz (AM 1320 – www.radiofoz.com), Aguardem!

Céu azul
Na segunda-feira (20/04), amanheci em Porto Alegre (parece título de música dos Engenheiros do Havaí). Ao contrário do que pregavam os colorados, o céu amanheceu azulzinho, bem diferente do acinzentado do domingo. Os colorados prometiam que seria um dia vermelho, e cheguei a imaginar um alvorecer rubro, por aqui. Na capital gaúcha, já tem gremista minimizando a brilhante conquista dos arqui-rivais (não se incomodem com o meu hífen; sou anti-reforma). "Quem gosta de Gauchão, é prenda", escutei em uma rádio, de um ouvinte gremista que jura que o time vai conquistar a Libertadores e o Brasileirão. Já os colorados dizem que os tricolores vão jogar o próximo Estadual "pilchados de prenda". Segundo eles, só assim para que os azuis conquistem o seu Gauchão.

Exclusividade
A Rádio Foz teve uma exclusividade relativa, na decisão do Gauchão 2009. Foi a única emissora paranaense a marcar presença no gramado do Estádio Beira-Rio. Além da Rádio Foz, somente a Rádio Santana, de Ponta Grossa, estava no estádio; mas eles não tinham reportagem presente. Este colunista teve o prazer de pisar na grama que deve abrigar jogos da Copa 2014, representando a crônica esportiva paranaense. Foi só um aquecimento. Nesse ano de 2009, a equipe SÓ ESPORTES projeta grandes coberturas. Vale a pena ouvir. E acessar…

Paraguaizinho
A turma desce a lenha no Paraguai e suas mercadorias oriundas da China e de outras origens duvidosas. Mas, estou cada vez mais convencido de que o mercado brasileiro tem até uma certa dependência dessas mercadorias. Explico. Pisei em Porto Alegre em meio a uma trégua da forte chuva que caiu no domingo. O céu, porém, anunciava mais água. Então, decidi procurar um local para comprar guarda-chuva (deixa o hífen aí) e capa. Me indicaram um camelódromo, que já tem a maior cara de Paraguai. Estava fechado, mas no entorno, vendedores na calçada me fizeram lembrar muito o OLP (outro lado da ponte). Num guarda-chuva pequeno, me pediram 8 lascas. Queria um maior; daí me indicaram uma senhorinha, bem idosa, que garantia ter o melhor e único exemplar da praça, pela bagatela de 30 mangos. Escolado, preferi procurar uma outra opção. Não demorou e surgiu um outro senhorzinho, andando apressado com um monte de guarda-chuvas embaixo do braço. Corri atrás e obtive a primeira vitória do dia. Levei o mesmo exemplar, desembolsando R$ 12. Não lhes parece uma epopéia bem familiar?

Bem pago
O que o guarda-chuva tem a ver com essa coluna? Se não fosse ele, teria sido impossível trabalhar no gramado, debaixo daquele dilúvio. Se tivesse pago os R$ 30 que a tiazinha pediu, já estaria bem pago. Com mais cincão que paguei na capa, na porta do estádio, saí no lucro…

Tite
A humildade do técnico Tite, do Inter, é surpreendente. No domingo, o cara tinha tudo para estar prosa, mas manteve a mesma humildade de sempre. Único na história, a conquistar o Gauchão por três equipes diferentes (Caxias, Grêmio e Inter). Além disso, conquistou o campeonato invicto, ganhando as três taças disputadas no Gauchão. Tive o prazer de conversar com a sua mãe – Dona Ivone – e sua esposa, Rosa. Aí deu pra entender aonde começa o profissional vitorioso. O próprio Tite fez questão de ir encontrar a mãe no gramado e conduzi-la até um local tranquilo, próximo a entrada do vestiário, aonde recebeu um abraço da genitora e os carinhos da mulher e da filha. Quem conhece um cara como esse, não tem como não admirar e torcer pelo seu sucesso. E mais; escrevam. Com a história que vai construindo, Tite passa a ser um sério candidato ao posto de técnico da Seleção. Se o Dunga cair, o Brasil poderá ter outro técnico gaúcho. Embora, a grande mídia nacional possa espernear.

Gordo finalista
Quanto mais criticarem o Ronaldo, mais ele vai jogar. Domingo, contra o São Paulo, ele não só fez um gol de fibra, como nos velhos tempos, como iniciou a jogada do primeiro gol, com uma inversão de jogada pra lá de inteligente. Pensa rápido o Fenômeno. A recuperação do Senhor Nazário é uma vitória para o futebol brasileiro e uma dádiva para o Timão, que apostava em um produto de marketing e pode ter adquirido uma arma ultra-letal (como adoro esses hífens) para os adversários. A final contra o Santos vai ser eletrizante e o Timão chega como favorito, já que está invicto no campeonato e foi o único a vencer 3 clássicos esse ano…

Tropeço
O Coritiba vacilou. Num momento crucial do campeonato, perdeu para um dos lanternas e jogou fora tudo o que havia revertido nas rodadas iniciais do Octogonal Final. A derrota para o Iraty faz o Coxa precisar mais do que uma vitória no Atletiba de domingo para ser campeão. Precisará de muita sorte também, já que dependerá de tropeços do Atlético e do Malucelli na última rodada, também. Quem pode se dar bem nessa é o Jotinha, que se vencer os dois próximos jogos, depende apenas de um tropeço rubro-negro para ser campeão. E esse tropeço pode ser no Atletiba, que terminou empatado na primeira edição do ano. O J. Malucelli, que perdeu para o Foz na 1ª fase e vai trocar de nome, logo após o termino do Paranaense, pode marcar essa transição com uma conquista inédita. Salve o Corinthians (Paranaense)!!!!

Sorte
E o Flamengo, hein? Precisou de um gol contra, de canela, para "melar" a conquista do Fogão. Agora, mais dois jogos decidirão o Estadual do Rio. Quando era do Botafogo, o técnico Cuca perdeu um jogo e disse que o Flamengo era um time de muita sorte. Ele estava certo…

Mudança
O secretário de esportes, Márcio Ferreira, está planejando mudar a Secretaria para o Complexo Esportivo Costa Cavalcanti. A mudança permitirá ao staff da secretaria acompanhar mais de perto as atividades daquela pasta. Muita coisa, atualmente, acontece lá no Costa, onde a maioria das modalidades está treinando. Até o futebol dos Jogos da Juventude está lá, agora. Creio que a mudança será benéfica. No entanto, o secretário vai ter de se virar para conseguir bancar as despesas inerentes da mudança. Pelo que se sabe, uma possível queda na arrecadação municipal atingiu em cheio o orçamento do Esporte, obrigando o secretário a ter de remanejar e replanejar muita coisa para o exercício 2009. Vai ter de pedir socorro ao chefe, que deve comprar a idéia, já que vai ganhar um andar inteiro no Classic para alocar outros departamentos.

Tá na hora
Saindo um pouco do esporte, temos um comentário a fazer a respeito da nossa Prefeitura. Estou falando do físico, não do administrativo. Uma cidade como Foz, merece um local mais adequado e centralizado para sediar o Executivo, não acham. Já tem até maquete pronta, mas nunca ouvi nada a respeito de prazo para início e conclusão. O local adequado me parece que seria o Polocentro, que há tempos cogita-se que vai se transformar no Centro Cívico de Foz. A construção da Câmara, no Centro, pode até ter atrasado esse projeto, mas ainda é tempo de retomá-lo. Outro ponto cogitado é a Praça da Bíblia, mas não creio que seja a melhor opção.

AFA
Essa semana, deve acontecer a apresentação da oficial da AFA e a explanação de como vai,realmente, funcionar a parceria. Na quarta (22/04), deve acontecer a coletiva de imprensa e, na sequência, traremos mais detalhes, aqui. Por enquanto, só nos resta brincar com a sonoridade da abreviatura do nome da Associação de Futebol da Amerios (equivalente à nossa AMOP – Associação dos Municípios do Oeste do PR). Atualmente, o time chama-se AFA. Se conseguir subir e fazer Foz do Iguaçu voltar a ter time na primeira Divisão vai ser UFA. Agora, se fizer todo esse barulho para não chegar em lugar nenhum, AFFFFFFFEE…
 

Como dizem os indianos, na novela da Globo: "eu vou e volto".
Deixa Deus comandar o teu time no jogo da vida e seja um vencedor, sempre!!!

 

 

 

 

Previous slide
Next slide