contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Laboratório Municipal de Foz do Iguaçu volta a atender rede básica Gestantes na primeira fase do pré-natal têm prioridade na coleta de material para análise

Gestantes na primeira fase do pré-natal têm prioridade na coleta de material para análise


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

O Laboratório Municipal de Análises Clínicas, que foi reativado na última quinta-feira, iniciou ontem, 22, o atendimento a Atenção Básica, que concentra 29 postos de saúde. Inicialmente, profissionais do município estão fazendo a coleta do material nas UBSs – Unidades Básicas de Saúde. O trabalho começou pela Vila Yolanda, na região Central. A prioridade são gestantes, especialmente as que estão na primeira fase do pré-natal.

Os técnicos e auxiliares em laboratório estão coletando material para a realização de exames como hemograma, HIV, sífilis, glicemia, parcial de urina e toxoplasmose, entre outros, todos fundamentais no início da gravidez. “São exames importantes para a gestante, mas também para o companheiro dela”, explicou a responsável técnica pela Atenção Básica, Rozineide Batista. “O homem deve fazer o pré-natal junto com a esposa”, garantiu.

Na Vila Yolanda, a previsão é atender até o fim da tarde dessa terça-feira, 23, cerca de 170 pacientes do distrito Central. Já no distrito Nordeste, o ponto de coleta de material para exame será a UBS São João, e os procedimentos serão realizados nos dias 24, 25 e 26 de agosto. Na próxima semana, a coleta será feita no Profilurb II (dias 29, 30, 31 de agosto e 1º e 2 de setembro). Depois, segue na AKLP (5, 6 e 8 de setembro) e no Morumbi III (12, 13, 14, 15 e 16 de setembro).

O Laboratório Municipal de Foz do Iguaçu foi reativado depois de três anos de terceirização dos serviços. Com o fim do contrato com a empresa que atendia a demanda, a nova gestão da Secretaria Municipal da Saúde (SMSA) decidiu retomar o trabalho. “Fizemos um termo de cooperação com a Uniamérica, que adquiriu os equipamentos em regime de comodato e também poderá suprir a falta de recursos humanos da prefeitura, se houver”, explicou a secretária Alice Maria Macedo da Silva.

O laboratório iniciou as atividades na semana passada, atendendo prioritariamente ao Hospital Municipal Padre Germano Lauck e unidades de Urgência e Emergência (UPA João Samek e PA do Morumbi). O município já tinha no quadro de servidores nove biomédicos, cinco auxiliares e dois técnicos de laboratório, que já estão atuando no atendimento do laboratório municipal.

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Parceria

Categorias

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana
Logo do ClickFoz