contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Latinoware 2010 confirma presença de nomes ‘de peso’ do software livre Entre eles estão Jon Maddog Hall, presidente da Linux International, que também participou de edições anteriores do evento

Entre eles estão Jon Maddog Hall, presidente da Linux International, que também participou de edições anteriores do evento


Por:

Publicado em:

Duas mil pessoas já se inscreveram para a Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware) 2010, que vai acontecer entre os dias 10 e 12 de novembro, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). A organização do evento espera um público de, no mínimo, 3 mil participantes – semelhante ao do ano passado. Para se inscrever, basta acessar a página da Latinoware 2010, preencher o cadastro e pagar a taxa. Até 6 de novembro, ela custa R$ 60; depois, R$ 100.

Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional
Jon Maddog Hall, presidente da Linux International

Entre os principais palestrantes estão ‘nomes de peso’ do software livre, como o professor chileno Víctor Aravena Díaz, sócio-diretor da Lazos e chefe de diversos projetos para o governo chileno; Doug McIlroy, “dinossauro” do sistema operacional Unix; e Jon Maddog Hall, presidente da Linux International, que também participou de edições anteriores do evento.

A Latinoware 2010 é promovida pela Itaipu, PTI, Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O evento, que chega à sétima edição (sexta vez no PTI), é o segundo maior encontro sobre software livre da América Latina atrás, apenas, do Fórum Internacional de Software Livre, de Porto Alegre.

O objetivo é promover o debate e novas ações voltadas ao desenvolvimento de softwares livres, tendo como base as principais tendências do mercado digital. Serão apresentadas novidades tecnológicas, novos programas, vertentes do código aberto (open source) e aplicações práticas de sistemas abertos e cooperativos. Serão promovidas cerca de 100 palestras sobre temas ligados às tecnologias da informação e da comunicação, sustentados em sistemas de software livres desenvolvidos no continente.

Entre as novidades deste ano estão a ampliação do espaço para exposições e a compensação, durante o evento, das emissões de gases nocivos à atmosfera pelo Programa de Redução e Compensação de Emissões de Gases de Efeito Estufa (Recompense).

Mais espaço – A reforma do antigo refeitório dos barrageiros de Itaipu, que integra o projeto de expansão do PTI, será concluída antes do início do evento. Ao todo, a estrutura terá 1.650 m² divididos entre espaço para exposição, quatro salas para palestras e salas de apoio. Além dessa estrutura, também serão utilizados os espaços do Centro de Treinamento da Itaipu, onde ficam o Cineteatro dos Barrageiros (que também passa por reforma), um auditório para 120 pessoas e laboratórios de informática.

Ecológico – o recompense é um serviço prestado pela empresa Palmares Geoprocessamento e Análise Ambiental, incubada no PTI. O programa consiste no levantamento e quantificação de carbono (CO2) emitido na atmosfera em um determinado ponto. A partir dessa quantificação, a Palmares elabora um plano de redução e um de compensação das emissões, que é feita por meio do plantio de árvores.

Eventos paralelos – Entre os eventos paralelos da Latinoware 2010 está o Workshop Internacional sobre e-Health em Economias Emergentes (IWEEE 2010), que vai discutir como os avanços tecnológicos podem auxiliar para melhorar a saúde e a educação nos países emergentes. O workshop também promove o software livre como um dos principais pilares para uma estrutura sustentável.

A Latinoware 2010 também terá concursos e competições. Na Maratona de Robótica serão demonstrados trabalhos feitos com o uso de ferramentas de hardware e software livre; e no 3º Concurso de Software Livre, os competidores vão apresentar soluções que possam ser integradas ao software Expresso Livre, um gerenciador de correio eletrônico que já possui mais de 250 mil usuários em todo o mundo.

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz