Previous slide
Next slide

Lendas da cultura popular em terras paranaenses

Previous slide
Next slide
Terra do Saci será apresentado aos alunos iguaçuenses. Foto: Lucas Rachinski

O Grupo Malasartes iniciou em março uma turnê artística pelo Paraná com o espetáculo Terra do Saci – Teatro para Crianças e irá até o final de maio percorrer as cidades de Paranaguá, Ponta Grossa, Maringá, Londrina e Foz do Iguaçu. Serão ao todo 50 sessões gratuitas realizadas em teatros e em espaços alternativos de escolas públicas municipais, beneficiando a comunidade em geral e, principalmente, alunos e educadores de escolas situadas em regiões de risco e vulnerabilidade social.

Em Foz do Iguaçu o grupo fará apresentações abertas e gratuitas nos dias 12 e 13 de maio (sexta e sábado), no Teatro Barracão. Já nos dias 10 e 11 (quarta e quinta) as apresentações serão para os alunos das escolas municipais João da Costa Viana e Carlos Gomes.

A peça apresenta lendas da cultura popular ambientadas no cotidiano de uma pequena vila. Histórias do Saci, do Curupira e do Lobisomem temperam o divertido encontro de uma professora dedicada e de um velho caboclo, contador de causos, conhecedor dos segredos das matas. Entre o mistério e a surpresa revela-se a riqueza de um folclore vivo com pitadas de encantamento. As crianças acompanham este encontro, não como simples espectadores, mas como se estivessem ao pé do fogão, atentos, à espera de um prato saboroso de histórias. A direção é de Luis Teixeira e o elenco conta com os atores Adriane Havro e Vinícius Mazzon.

De forma divertida Terra do Saci coloca a plateia frente a frente com as lendas e histórias que são a expressão genuína das várias culturas que formaram nosso país. Expressões míticas que acalentaram desde sempre o nosso imaginário e que criaram um rico mosaico de tradições orais.

 

Terra do Saci é um espetáculo itinerante que já foi apresentado em diversas cidades e até mesmo em ilhas, em seu histórico conta com mais de 100 apresentações em Curitiba, Região Metropolitana e litoral do Paraná, realizadas tanto em teatros quanto em espaços alternativos como escolas, hospitais, bibliotecas e centros comunitários. Em 2013 recebeu o Prêmio FUNARTE Myriam Muniz de Teatro, com o qual circulou por cidades de Santa Catarina e de São Paulo. O espetáculo participou também da Mostra Infantil 2014 do SESC da Esquina/Curitiba, e, em 2015, da programação teatral do SESI/São Paulo.

O Grupo Malasartes é um coletivo de intervenção teatral, dedicado à criação de espetáculos itinerantes para crianças e jovens, à pesquisa e à difusão da cultura popular e de histórias da tradição oral brasileira. Há 20 anos, de forma ininterrupta, esse núcleo apresenta seus espetáculos em teatros e espaços comunitários diversos, difundindo uma cultura de respeito e proteção à infância.

“Atingir pessoas que raramente vão ao teatro é uma das nossas preocupações, por isso nossas montagens se adaptam a qualquer espaço. Além dos cenários modulares optamos por uma iluminação não convencional, nossa intenção é nos aproximarmos do público, trazê-lo para dentro do trabalho a partir de uma relação olho no olho”, conta o diretor e produtor Luis Teixeira.

O Grupo Malasartes está radicado em Curitiba/PR e integra a Associação Malasartes, que é Ponto de Cultura (convênio MinC e Fundação Cultural de Curitiba) e Pontinho de Cultura (Prêmio Ludicidade – MinC). Contemplado por editais públicos de circulação teatral, o grupo já realizou turnês por capitais como Brasília, São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro.

O projeto foi contemplado pelo 1º Edital do PROFICE (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura), da Secretaria Estadual de Cultura, e conta com o incentivo da COPEL.

Previous slide
Next slide