Previous slide
Next slide

Libertadores 2009: empates sem gols garante Grêmio e elimina Palmeiras

Previous slide
Next slide

Se de um lado o regulamento favoreceu um clube brasileiro, do outro ele foi crucial para eliminação de mais uma equipe tupiniquim. Nas duas partidas de volta desta quarta-feira (17), válidas pelas Quartas-de-Finais da Taça Libertadores da América, dois empates em 0 a 0. A semelhança entre eles também se dá nos jogos de ida, ambos empatados em 1 a 1. Nos mata-mata do torneio continental, vale o critério de desempate do gol marcado fora de casa.

Assim sendo, o Palmeiras, que empatou no Palestra Itália com o Nacional do Uruguai em 1 a 1 e em Montevidéu não saiu do zero no placar, abandonou o sonho do bicampeonato da Libertadores, este ano completando dez anos da primeira conquista.

Já o Grêmio, foi o contrário. Empatou o jogo de ida em 1 a 1 com o Caracas da Venezuela e no jogo de volta, em Porto Alegre, empate sem gols que garantiu a classificação tricolor às Semifinais, para encarar agora o Cruzeiro ou São Paulo (as duas equipes jogam nesta quinta-feira, 18, no Morumbi e no primeiro jogo deu 2 a 1 pro Cruzeiro).

Apesar do placar não ter sido alterado, muitas chances foram criadas ao longo da partida. Tanto pelo Palmeiras, que precisava e muito do gol, quanto pelo Grêmio, que apesar de estar sendo beneficiado pelo regulamento, queria garantir a classificação com mais tranquilidade e isso significava vencer o jogo contra o Caracas.

Ao toque do apito final, uruguaios comemoravam e palmeirenses lamentavam. Perto dali, no Rio Grande do Sul, gremistas faziam a festa, pois poderiam dizer que estavam entre os quatro melhores times da América Latina. E o goleiro Marcelo Grohe, substituto de Victor, que está servindo a seleção brasileira, segue sem sofrer gols. Já são três partidas de invencibilidade. Porém, após o segundo jogo no novo esquema implantado pelo técnico Paulo Autuori, o 4-4-2, o ataque ainda não marcou, com dois 0 a 0. Contra o Fluminense no Maracanã no último domingo (14) e agora diante do Caracas.

Dois brasileiros em campo – Nesta quinta-feira (18) tem mais dois times brasileiros em campo pela Taça Libertadores da América. Às 22h São Paulo e Cruzeiro se enfrentam no estádio do Morumbi, com uma pequena vantagem para o clube mineiro. No jogo de ida, em Belo Horizonte, a equipe celeste venceu por 2 a 1 e precisa agora de um simples empate para avançar na competição. Ao tricolor paulista, basta uma vitória simples, por 1 a 0, que garante a vaga por ter marcado um gol fora de casa. Novo 2 a 1 em favor dos paulistas, leva a decisão para os pênaltis.

Um pouco antes, às 21h50, em La Plata, jogam Estudiantes da Argentina, contra Defensor Sporting, do Uruguai. Na primeira partida, vitória por 1 a 0 do Estudiantes.

Previous slide
Next slide