Empresas parceiras

Igushuttle - Destino Iguassu - Passaporte Iguassu - IguFoz - Loumar Turismo
Noite Italiana - Hotel Bella Italia - Águas do Iguaçu Hotel - Bogari Hotel - Iguassu City Tour

contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Link de transmissão integra Unila à Rede Nacional de Pesquisa A alta capacidade de transmissão da Internet 2 permite acompanhamento em tempo real de estudos em outros campi

A alta capacidade de transmissão da Internet 2 permite acompanhamento em tempo real de estudos em outros campi


Por: Garon Piceli

Publicado em:

 

$(function(){
// esconde o conteúdo de “saiba mais” que fica no rodape da pagina
$(‘div#contentcolumn .relacionada’).hide();
// armazena o conteudo da div
var contentDivSaibaMais = $(‘div#contentcolumn .relacionada’).html();
$(‘div#contentcolumn .new-div-relacionada’).html(contentDivSaibaMais);
});

Na próxima semana será instalado, na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), um link de transmissão de dados de 100 megabits, entre Foz do Iguaçu e Curitiba. Para se ter uma ideia da capacidade dessa conexão, o link do PTI/Unioeste é de apenas seis megabits.

Por conta da proximidade com a Unila, tanto o PTI como a Unioeste vão se beneficiar dessa ligação turbinada. Outros projetos de ensino e pesquisa da região de Foz também podem tirar proveito dessa infraestrutura. 

Com a ligação, a Unila passará a integrar a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), que interliga instituições de ensino e pesquisa através da Internet 2 (projeto que teve início nos Estados Unidos e que hoje congrega mais de 200 universidades e centros educacionais). 

A alta capacidade de transmissão da Internet 2 permite, por exemplo, que estudantes de medicina em Foz acompanhem em tempo real uma cirurgia realizada em Campinas.
 
Os equipamentos que vão viabilizar essa interconectividade já começaram a chegar. Na segunda-feira(19), foi instalado o roteador para fazer o gerenciamento da rede de computadores da Unila. 
     
Conforme explica o professor Marcos Suniê, da pós-graduação em Informática da UFPR e consultor da Unila para essa área, a nova universidade, por ser federal, é considerada uma instituição primária da RNP e por isso conta com os recursos do Governo Federal para implantar esse link. A partir de Curitiba, a RNP conta com uma “avenida” virtual ainda mais larga, de 3 gigabits. 
     
“De imediato, a Unila passa a ter acesso a todas as aplicações já disponíveis na área de saúde e educação a distância, além do portal de periódicos e revistas científicas da Capes, permitindo aos pesquisadores levantarem as publicações que interessam a suas pesquisas. Mas, principalmente, o link possibilita compartilhar recursos computacionais entre Foz e Curitiba. Assim, um pesquisador em Foz poderá usar uma máquina de Curitiba para fazer testes, por exemplo”, explicou Suniê.

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz