contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Link de transmissão integra Unila à Rede Nacional de Pesquisa A alta capacidade de transmissão da Internet 2 permite acompanhamento em tempo real de estudos em outros campi

A alta capacidade de transmissão da Internet 2 permite acompanhamento em tempo real de estudos em outros campi


Por: Garon Piceli

Publicado em:

 

$(function(){
// esconde o conteúdo de “saiba mais” que fica no rodape da pagina
$(‘div#contentcolumn .relacionada’).hide();
// armazena o conteudo da div
var contentDivSaibaMais = $(‘div#contentcolumn .relacionada’).html();
$(‘div#contentcolumn .new-div-relacionada’).html(contentDivSaibaMais);
});

Na próxima semana será instalado, na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), um link de transmissão de dados de 100 megabits, entre Foz do Iguaçu e Curitiba. Para se ter uma ideia da capacidade dessa conexão, o link do PTI/Unioeste é de apenas seis megabits.

Por conta da proximidade com a Unila, tanto o PTI como a Unioeste vão se beneficiar dessa ligação turbinada. Outros projetos de ensino e pesquisa da região de Foz também podem tirar proveito dessa infraestrutura. 

Com a ligação, a Unila passará a integrar a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), que interliga instituições de ensino e pesquisa através da Internet 2 (projeto que teve início nos Estados Unidos e que hoje congrega mais de 200 universidades e centros educacionais). 

A alta capacidade de transmissão da Internet 2 permite, por exemplo, que estudantes de medicina em Foz acompanhem em tempo real uma cirurgia realizada em Campinas.
 
Os equipamentos que vão viabilizar essa interconectividade já começaram a chegar. Na segunda-feira(19), foi instalado o roteador para fazer o gerenciamento da rede de computadores da Unila. 
     
Conforme explica o professor Marcos Suniê, da pós-graduação em Informática da UFPR e consultor da Unila para essa área, a nova universidade, por ser federal, é considerada uma instituição primária da RNP e por isso conta com os recursos do Governo Federal para implantar esse link. A partir de Curitiba, a RNP conta com uma “avenida” virtual ainda mais larga, de 3 gigabits. 
     
“De imediato, a Unila passa a ter acesso a todas as aplicações já disponíveis na área de saúde e educação a distância, além do portal de periódicos e revistas científicas da Capes, permitindo aos pesquisadores levantarem as publicações que interessam a suas pesquisas. Mas, principalmente, o link possibilita compartilhar recursos computacionais entre Foz e Curitiba. Assim, um pesquisador em Foz poderá usar uma máquina de Curitiba para fazer testes, por exemplo”, explicou Suniê.

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz