contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Livro América Latina – olhares e perspectivas será lançado em Foz Lançamento acontece nesta terça-feira, 26, na Fundação Cultural

Lançamento acontece nesta terça-feira, 26, na Fundação Cultural


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

O livro “América Latina – olhares e perspectivas” será lançado nesta terça-feira, 26, às 18h, na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. A publicação reúne textos de professores e ex-docentes da Unila, com olhares sobre temas latino-americanos, conectados à história social e política, à literatura, música, economia, integração continental e às políticas ambientais. Na ocasião, serão vendidos exemplares a um preço promocional de R$ 28.

Foto: Assessoria
Lançamento acontece hoje na Fundação Cultural

“A publicação nasceu nos corredores e em reuniões, para discutir o desenho de uma disciplina que não existia e não tinha modelos para nos inspirar: Fundamentos da América Latina. Para que não se perdesse no tempo tanta euforia intelectual, devíamos registrar, recuperar e guardar a memória desses dias. A experiência do coletivo nos fez sentir personagens dos murais latino-americanos; nosso livro é um afresco do começo da Universidade”, relata a professora de Literatura, Clara Suárez, que organiza o livro com os pesquisadores da área de Economia, Nilson Araújo e Gentil Corazza. Os docentes estarão no lançamento do livro, juntamente com os autores da obra.

Olhares e perspectivas latino-americanas – O livro aborda a questão da identidade latino-americana, da diversidade cultural, étnica e sexual. Apresenta um olhar sobre a música negra na diáspora e as relações com as práticas religiosas no rap gospel. Além disso, traz um entendimento sobre a gênese das posturas nacionalistas e universalistas dos compositores latino-americanos, no século 20, e sua conexão com o modernismo musical europeu. A publicação dedica um espaço, ainda, à literatura na América Latina – as vanguardas hispano-americanas e o modernismo brasileiro; e ao mundo das artes, desde o barroco latino e os deuses em barro de artistas locais.

Outras abordagens do livro são as relações da América Latina com os Estados Unidos, o tema da democracia no continente, a questão da independência, das crises, além das novas configurações do Estado na região latino-americana. As políticas ambientais e de organização do território também são estudadas, tendo em vista os complexos dilemas comuns, as novas formas de exclusão e a expropriação territorial. Está presente, portanto, uma reflexão e reavaliação do pensamento histórico-social e do universo artístico. Além disso, há um foco central na análise dos aspectos econômicos e do processo de integração da América Latina, em suas múltiplas dimensões, como a produtiva, a comercial, a social, a política e a cultural.

“Nessa obra coletiva, muitas perguntas são formuladas: pode ser considerado desenvolvimento um processo que destrói os recursos naturais das futuras gerações latino-americanas? Quais as possibilidades do desenvolvimento econômico em um país de capitalismo dependente? Como a inserção internacional da América Latina interfere em seus processos de integração e desenvolvimento? Nesse ponto, discute-se o pressuposto fundamental de que quanto maior é a inserção subordinada da América Latina, no contexto da economia mundial, menores suas possibilidades de integração”, explica o professor Gentil Corazza.

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz