Previous slide
Next slide

Londrinenses se preparam para o Rally dos Sertões

Previous slide
Next slide

A 17ª edição do Rally Internacional dos Sertões, a maior prova off road do Brasil e segunda maior do mundo, promete ser a mais espetacular de todas já realizadas. Pela primeira vez desde 2001, o rali ultrapassa os cinco mil quilômetros de percurso e atravessará sete estados brasileiros. Mais de 120 veículos de 11 países diferentes já estão confirmados. E Londrina (PR) também fará parte dessa aventura. O empresário Walter Bussadori e o engenheiro Ademar Frederico, ambos 49 anos, serão os representantes da cidade na competição de carros.

A prova, que será realizada entre os dias 23 de junho e 03 de julho, partirá de Goiânia (GO) para um longo e desafiador percurso rumo a Natal (RN), passando pelos Estados de Goiás, Tocantins, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Amigos de infância, Bussadori e Frederico decidiram juntar o espírito aventureiro de ambos e desafiar os perigos do rali. Participar dos Sertões não é novidade para Bussadori. Ele tem a experiência de ter participado de outras cinco edições da prova, porém nas motos. "A mudança da moto para o carro é uma tendência natural. À medida que a idade vem chegando, a preocupação com a segurança aumenta. Grandes campeões entre as motos, hoje correm nos carros", explica o empresário.

Dentre os campeões que trocaram as motos pelos carros, está o francês Stéphane Peterhansel, que conquistou seis títulos do Rali Dakar, o mais importante do mundo, na categoria motos e outros três, posteriormente, entre os carros. No Brasil, Jean Azevedo é um grande exemplo. Após conquistar cinco vezes o título do Rally dos Sertões nas motos, também se mudou para a categoria carros. "A adaptação ao carro é muito fácil. Andar de moto em um rali é muito mais difícil. No carro, a análise do terreno fica mais facilitada", garante Bussadori.

Se Bussadori conhece bem os segredos do Rally dos Sertões, estar na maior prova off road do Brasil será novidade para Ademar Frederico. Acostumado a correr provas em autódromos – participa atualmente do Campeonato Metropolitano de Automobilismo na categoria Speed Fusca -, o engenheiro fará sua estreia na prova nacional.

Preparo – Para fazer bonito nos Sertões, os londrinenses contarão com uma máquina especialmente preparada para a disputa. Eles estarão a bordo de uma Mitsubishi L200 RS. Para manter o carro em condições de levá-los até o final da disputa, Bussadori e Frederico contarão com uma equipe de apoio composta por seis pessoas, entre eles dois mecânicos. "O trabalho dos mecânicos é fundamental. Eles passam a noite trabalhando para consertar os defeitos e deixar o carro em condições de suportar o desgaste diário da prova", explica Walter.

Desafio – O desgaste dos veículos, sem dúvida, será o maior adversário de todos competidores do Rally dos Sertões. O roteiro, que foi confirmado nessa semana, promete ser desafiador. Serão 5.036 quilômetros de corrida, com um total de 2.888 quilômetros de especiais – trechos cronometrados em alta velocidade. Das 10 etapas, três prometem dar muito trabalho. A terceira, entre Cidade de Goiás e Minuaçu, ambos no estado goiano, será disputada em um total de 636 km, sendo 393 km de especial. A quarta etapa, entre Minuaçu e Palmas (TO), terá 762 km de percurso, com 487 de especial. A mais temida de todas as etapas é a sétima, entre Barras (BA) e Petrolina (PE), cuja especial de 235 km será disputada totalmente na areia – terá um total de 543 km. "É importante deixar claro que um rali de 10 dias não se ganha no primeiro dia, mas se perde no primeiro dia", ensina Walter Bussadori.

Custos – Participar de uma prova como o Rally dos Sertões exige um investimento elevado. As equipes de fábrica, aquelas que brigarão pelo título geral, gastam, em média, R$ 3 milhões na disputa. Os londrinenses, que estarão na disputa da categoria Production T1, gastarão algo em torno de R$ 150 mil. Os números comprovam a importância de se contar com pessoas e empresas que confiam em seus talentos. Para disputa da prova, Walter Bussadori e Ademar Frederico contam com patrocínio de Agro 100, Nutri 100, Nutri Farm, Eurobase, Mizumi, Tecno Sports, Fábrica 1 Chopperia e da dupla sertaneja João Márcio e Fabiano. "Vamos brigar pelo título em nossa categoria", promete Bussadori.

Previous slide
Next slide