contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Lula e Lugo dão início à primeira etapa das obras do linhão de 500 kV


Por: Garon Piceli

Publicado em:

A solenidade que marca o início símbólico das obras de terraplenagem da subestação de Villa Hayes, no Paraguai, começou na sexta-feira (30) por volta das 17 h (horário de Brasília). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou no aeroporto de Luque, na Grande Assunção, onde foi recebido pelo colega Fernando Lugo. Ambos partiram em comitiva para o canteiro de obras de Villa Hayes. O diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, e toda a diretoria de Itaipu participam do encontro. A obra integra o projeto do linhão de 500 kV, que vai garantir a transmissão de energia para a capital paraguaia.

A terraplenagem será executada pela empreiteira paraguaia Benito Roggio e Hijos, em área cedida pelo governo federal local. A subestação de Villa Hayes será ligada à subestação da margem direita de Itaipu, em Hernandarias, pela nova linha de 500 kV. O objetivo é melhorar a transmissão de energia para Assunção e ajudar na industrialização do país.

O custo total previsto do linhão é de US$ 400 milhões, com recursos do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem). Se não houver atrasos no cronograma, a expectativa é que a subestação entre em operação em dezembro de 2012.

O projeto é considerado um reconhecimento dos governos brasileiro e paraguaio à capacidade de Itaipu em realizar grandes obras, em tempo recorde, com segurança e alta tecnologia. E atende a necessidade de melhorar a transmissão de energia no país vizinho. “É preciso dotar o Paraguai de energia segura e a construção da linha de 500 kV se encaixa no acordo firmado entre Lula e Lugo”, reforçou Samek ao JIE, na última terça-fera, durante vistoria ao autotransformador TX 375 MVA, na subestação da margem direita.
 
Camargo e Correa – Ainda no canteiro de obras de Villa Hayes, Lula e Lugo concederão uma entrevista coletiva e, em seguida, visitam a futura fábrica de cimento Yguazú S.A., da empreiteira brasileira Camargo Correa em sociedade com a paraguaia Concret-Mix.

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz