Previous slide
Next slide

Maratonas ecológicas serão freqüentes na Operação Verão

Previous slide
Next slide

maratona2.jpg

 

As maratonas ecológicas na praia, promovidas pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, serão uma das opções de educação ambiental e entretenimento oferecida a veranistas e moradores do litoral. “A atividade que reforça, brincando, a importância da separação do lixo passará a ser freqüente com o início da Operação Verão 2009”, antecipou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.

Somente neste semestre foram realizadas três edições da maratona, que, juntas, retiraram da praia mais de 2 toneladas de resíduos, com a colaboração de integrantes do projeto Força Verde Mirim de Matinhos. Com idade entre 10 e 14 anos, os pequenos agentes ambientais participaram ativamente da conscientização ambiental de quem estava na orla paranaense.

Fora de temporada, a atividade geralmente era desenvolvida em fins de semana, junto com o Circuito Paranaense Bogan Sumatra Open de Bodyboard, organizado pela Federação Paranaense de Bodyboarding. A brincadeira começava com corrida de pé-de-pato para aquecer os participantes e prepara-los para competição que deixa as praias paranaenses mais limpas e a população mais consciente.

Depois de bate-papo descontraído com muitas informações interessantes, os grupos concorrentes recebiam suas sacolas para coletar os resíduos. Apenas materiais seguros (não cortantes) eram coletados e depois separados de acordo com a tipologia – papel, plástico ou resíduo orgânico, por exemplo.

“Além disso, a brincadeira também atraía surfistas e pessoas que passeavam na praia, se afirmando como uma excelente forma de chamar a atenção da sociedade, principalmente os jovens, para a necessidade de separar os resíduos”, disse a coordenadora de Resíduos Sólidos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Adriana de Fátima Ferreira.

A maratona é uma iniciativa do projeto A Onda Agora É Preservar, que é promovido pela Secretaria do Meio Ambiente, IAP, Sanepar, Copel, Associação de Surf de Guaratuba e Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde.

Previous slide
Next slide