contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Mbareté – uma ecohouse inteligente Confira a segunda coluna do Ralf Smaha, gerente de projetos da Iguassu Invest

Confira a segunda coluna do Ralf Smaha, gerente de projetos da Iguassu Invest


Por: Garon Piceli

Publicado em:

Foz do Iguaçu é uma cidade que em seu nome e atrativos envolve a natureza, uma interação entre os que aqui vivem, e aqueles milhares de turistas que visitam nossa cidade todos os anos. Vários recursos naturais que aqui dispomos já fazem falta em vários outros locais e por isso, levar em consideração a importância de se conservar esses recursos e não desperdiçá-los é algo muito importante.

Hoje apresentaremos o projeto Mbareté, que em tupi-guarani significa “poder interior”, uma ecohouse inteligente construída em Foz do Iguaçu que propõe uma série de itens para que a construção tenha uma melhor integração com a natureza e também contribua com os moradores que nela vivem.

O projeto adota medidas sustentáveis, com a utilização de materiais ecológicos levando em consideração 3 aspectos principais: a economia, o conforto e a estética.

Construída na divisa com a mata ciliar de um pequeno rio, a casa está localizada em um terreno em declive, proporcionando com que a estrutura ficasse 70% em balanço, diminuindo a impermeabilização do solo e evitando que a umidade do solo penetre no piso e paredes, tornando a estrutura mais saudável.

A casa utiliza tijolos ecológicos (solo-cimento) que são curados com água e sombra e não no forno como os tijolos convencionais, que são queimados, utilizando uma grande quantidade de lenha e gerando fumaça que causa elevados níveis de poluição. O tijolo ecológico não necessita de reboco e pintura, diminui o tempo de construção em 30%, elimina o uso de madeira nas caixarias (estruturas), gera uma economia de 50% no ferro, e pelo fato de ser vasado, proporciona um excelente isolamento termo-acústico para a residência.

A utilização de madeira plástica é outro item adotado, um material utilizado no piso, fabricado a partir da reciclagem de vários tipos de plástico. Uma solução ecológica que ajuda a eliminar o plástico do meio ambiente e reduz o desmatamento de nossas florestas.

O projeto também utiliza aquecedores solares. Levando em consideração a grande incidência de sol que temos durante boa parte do ano, é possível eliminar a utilização de energia elétrica para os chuveiros, torneiras e máquinas de lavar roupa.

A residência possui um sistema de tratamento de esgoto por zona de raízes, um sistema natural que utiliza plantas para filtrar o esgoto e água suja, tornando-a limpa novamente para ser devolvida à natureza sem prejuízos ao meio ambiente.

Além disso, um sistema de captação de água de chuva foi instalado, para armazenar até 30 mil litros de água que podem ser utilizados para lavar calçadas, roupas e regar o jardim.

O telhado verde existente no imóvel proporciona uma proteção termo-acustica ao ambientes da casa, como também auxilia na redução do calor urbano.

Esses são alguns itens utilizados para tornar o projeto Mbareté ecofriendly, e contribuir com a proteção e economia dos recursos naturais.

Atualmente são inúmeras as tecnologias existentes para se implantar em uma construção, das opções mais simples até as mais modernas. Basta o morador com um pouco de boa vontade e disposição querer implantar algumas técnicas para fazer sua parte.

 


 

 

 

 

    Ralf Smaha é empresário no setor imobiliário em Foz do
    Iguaçu, gerente de projetos na Iguassu Invest
    Empreendimentos Imobiliários e diretor de marketing 
    no evento Casa Foz Design – A Casa Container.

 

 

 

 

Recomendado para você

Anúncio

Promoção natal ACIFI

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz