Previous slide
Next slide

Médicos realizam a 19ª captação de órgãos de 2017 no Municipal de Foz

Previous slide
Next slide

Na última sexta-feira, 15, aconteceu mais uma captação de órgãos no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, Padre Germano Lauck. O procedimento foi coordenado pela equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da instituição, em parceria com a equipe do Hospital Nossa Senhora do Rocio, de Campo Largo (PR) e o Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul.

A morte encefálica do paciente foi confirmada por meio de exames realizados seguindo rigorosamente todos os itens descritos no protocolo específico. Ele tinha 19 anos e foi vítima de um Traumatismo Cranioencefálico (TCE) grave.Todo o procedimento foi feito após a autorização e o “sim” da família. A doação irá beneficiar e melhorar a qualidade de vida de pessoas que estão na fila à espera de um transplante. Foram captados fígado, rins, coração batendo e globo ocular.

A secretária da CIHDOTT da instituição, Karin Aline Zilli Couto, disse que a captação começou pelo coração, que é o procedimento mais delicado, onde tudo precisa ser bem sincronizado. “O coração tem apenas quatro horas para ser transplantado”, ressalta a enfermeira.

Para o diretor-presidente do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, Sérgio Fabriz, “é fundamental que se dissemine mais a importância da doação de órgãos; e o exemplo dessa família, que conseguiu, no momento de dor, pensar em salvar a vida de outras pessoas, é sem dúvida  um exemplo a ser seguido”, pontua Fabriz.

Para ser um Doador

O passo principal para se tornar um doador é conversar com a sua família e deixar bem claro o desejo. Não é necessário deixar nada por escrito. A doação de órgãos pode ocorrer a partir do momento da constatação da morte encefálica. Em alguns casos, a doação em vida também pode ser realizada, em caso de parentesco até 4º grau ou com autorização judicial (não parentes).

Confira abaixo os dados de captação de órgãos no Hospital Municipal Padre Germano Lauck:

2017 (janeiro a dezembro) – 19 captações de múltiplos órgãos.

2016 (janeiro a dezembro) – 14 captações de múltiplos órgãos.

2015 (janeiro a dezembro) – 11 captações de múltiplos órgãos.

Previous slide
Next slide