Previous slide
Next slide

Meia Maratona das Cataratas: menos de um mês para o espetáculo

Previous slide
Next slide

Daniele Rodrigues / Click Foz do Iguaçu
Corredor Alex  dos Santos e Adélio Demeterko

Faltando menos de um mês para a terceira edição da Meia Maratona das Cataratas que acontecerá no dia 5 de julho, em Foz do Iguaçu, a presença de grandes corredores e atletas de alto nível vai criando uma enorme expectativa quanto à disputa da prova que dará R$ 60 mil em premiações.

Presenças confirmadas, como a do mineiro Franck Caldeira, campeão da São Silvestre em 2006, além de outros atletas de ponta do cenário nacional serão as atrações da edição de 2009, que promete superar todos os números. É o caso de Cosme Ancelmo de Souza, campeão da Meia Maratona de São Bernanardo (SP), Damião Ancelmo de Souza, campeão da Meia Maratona Internacional de São Paulo e Alessandro de Souza, Meia Maratona de Gaspar. Os três são corredores da equipe Pé de Vento, tradicional em provas de maratona e meia maratona no Brasil.

Organização – A Meia Maratona das Cataratas é organizada por uma das concessionárias do Parque Nacional do Iguaçu, Cataratas do Iguaçu S/A. Adélio Demeterko, gerente comercial da empresa, disse que haverá um esquema especial de visitação aos turistas no dia da prova para não pretende interferir na visitação ao Parque. A expectativa é que aproximadamente duas mil pessoas assistam a prova e o número de participantes passe dos mil atletas. Até o dia 13/06, mais de 800 já se inscreveram.

Assim como ocorreu em edições anteriores, haverá um programa de neutralização de carbono, que consiste no plantio de uma árvore para cada atleta que participa da disputa. “Acontecerá um evento na usina de Itaipu, com a participação do Franck Caldeira, plantando simbolicamente uma árvore para representar essa ideia de conscientização ecológica nas pessoas”, disse Adélio.

Em relação aos nomes estrangeiros que poderão pintar, além dos fortes candidatos brasileiros ao título, Adélio confirmou a presença de atletas do Quênia, Tanzânia e o atual campeão da Meia Maratona da Argentina, Gustavo Combo, podendo haver uma rivalidade entre Brasil e Argentina, já existente no futebol, passando agora para as corridas de rua.

Tradição queniana – Sempre fortes nesse tipo de prova, os quenianos mais uma vez prometem brigar pelos primeiros lugares. Um dos representantes masculinos do Quênia é Joseph Ngetich, vencedor de várias corridas no Brasil, entre elas a Tribuna de Santos. No lado feminino, o nível mantém-se o mesmo. Anne Bererwe foi primeira colocada e recordista da Meia Maratona de Corpor-SP, com o tempo de 1 hora 11 minutos e 47 segundos. E ainda foi segunda colocada na nos 10km da Prova do Tiradentes, em Maringá, no norte do Paraná.

Atletas de casa – Além dos atletas do Brasil e também de fora dele, haverá muitos corredores de Foz do Iguaçu. Um deles será Alex dos Santos. Pessoa humilde, que mora com os pais e durante seis anos trabalhou como coletor de lixo. Seu destino mudou completamente quando a empresa organizadora da prova, a Cataratas S.A. passou a investir no atleta. Atualmente, ele recebe uma ajuda de custo e vitaminas para treinar e representar a concessionária  em provas de corrida pelo Brasil, especialmente a Meia Maratona das Cataratas.

Alex treina diariamente, em duas partes do dia, durante cinco vezes na semana. Costuma percorrer de 18 a 20 km. Se depender desse dedicado corredor, não serão pequenos problemas que abalarão seus sonhos. “Pra gente que possui força e determinação naquilo que faz, não há dificuldades. Claro que os adversários serão de alto nível, como é o caso do Franck Caldeira, o  que será uma grande honra correr ao lado dele, mas tentarei fazer minha parte e, se possível, melhorar minha colocação em relação ao ano passado. Almejo dessa vez chegar ao pódio”, revela Alex. Com certeza muitos iguaçuenses estarão torcendo por ele.

 

Previous slide
Next slide