contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Membros da Comissão do IDEB esclarecem andamento dos trabalhos aos professores da rede municipal Integrante da Comissão, o Vereador Fernando Duso (PT) tranquilizou a classe, destacando que a posição do Legislativo será tomada com base em critérios rigorosos

Integrante da Comissão, o Vereador Fernando Duso (PT) tranquilizou a classe, destacando que a posição do Legislativo será tomada com base em critérios rigorosos


Por: Leca

Publicado em:

 
Foto: CMFI
Professores da rede municipal lotaram plenário da Câmara Municipal na manhã desta quinta-feira, 7

 

O expediente da sessão ordinária desta quinta-feira (7) foi suspenso a fim de que a Comissão Especial, instalada para verificar se houve irregularidade no resultado obtido pelo município de Foz do Iguaçu no IDEB (divulgado em 2012), pudesse esclarecer o andamento dos trabalhos aos professores da rede Municipal de Ensino, que estiveram presentes no Plenário, para reivindicar que a classe fosse ouvida. 
 
Conforme solicitado e, cumprindo o princípio de “Publicidade”, normatizado pela Constituição Federal no que confere à Administração Pública, o Legislativo deu voz e espaço para que uma carta, com um abaixo-assinado anexo, dos docentes fosse lida em Plenário, em atendimento ao ofício que a Diretora da Escola João da Costa Viana – Catia Ribeiro protocolou na Casa de Leis.
 
O texto, lido pela Secretária Anice Gazzaoui (PT), declara o posicionamento da categoria a respeito da Comissão: “Nós, Professores da rede municipal desta cidade, temos objetivos em comum, lutamos arduamente para uma educação de qualidade e, acima de tudo, por uma Foz do Iguaçu melhor. Por isso, não aceitamos que tanto esforço e tantas vitórias sejam denegridos e desmerecidos, pois mesmo sem o advento do IDEB, nós (professores), em nenhum momento deixamos de cumprir com o papel social que nos compete na formação das crianças e adolescentes.”
 
Após a leitura, os três componentes da CE usaram a tribuna para explanar o andamento da Comissão e tranquilizar a população presente. O relator – Nilton Bobato (PC do B) descreveu as ações desenvolvidas pelo grupo até agora e lembrou que “Apesar de julgar desnecessária a abertura dessa comissão, uma vez instalada, a CE precisa concluir os trabalhos e os fará com respeito aos professores”. 
 
Nesse sentido, o Parlamentar Fernando Duso (PT) lembrou a neutralidade da Presidência da Casa ao designar quem comporia a CE e acalmou a população. “Vocês, professores, podem ficar tranquilos, porque se é para investigar, nós o faremos dentro de critérios rigorosos, do mesmo modo com que a prova do IDEB é realizada”. Ao mesmo tempo, o Presidente da Comissão – Dilto Vitorassi (PV), afirmou: “Nós só estamos cumprindo nossa função de fiscalizadores”.  
 
E em consonância com o pensamento da Câmara, a Vereadora Anice Gazzaoui enfatizou: “Tenham certeza que nós respeitamos o IDEB e o trabalho de vocês. A conquista é nossa, é de Foz do Iguaçu. Vocês colocaram a cidade no topo internacional da educação.” 
 
Finalizada a explicação, a sessão ordinária foi reaberta e o documento, apresentando pelos professores, encaminhado à Comissão Especial para que sejam tomadas as providências cabíveis. 
 
Histórico
 
O requerimento n° 30/2013, de autoria do Vereador Dilto Vitorassi (PV), que pedia a instalação de uma Comissão Especial destinada à tomada de posição acerca da adequação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB – como método de avaliação da educação pública prestada no município foi aprovado em Plenário no dia 14 de fevereiro. Na ocasião, a comissão foi constituída por três vereadores: Dilto Vitorassi (PV), Fernando Duso (PT) e Nilton Bobato (PC do B). 
Na quarta-feira (27), a CE abriu os trabalhos e designou as funções de cada membro. Ficando como Presidente – Dilto Vitorassi; Relator – Nilton Bobato (PC do B) e Membro – Fernando Duso (PT). 
Já no último dia 4 de março, os integrantes da Comissão decidiram que, na próxima segunda (11), cinco testemunhas convidadas a se pronunciar devem ser ouvidas. A reunião será destinada somente aos depoentes e à imprensa que desejar acompanhar o andamento da CE.  
 

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz