Empresas parceiras

Igushuttle - Destino Iguassu - Passaporte Iguassu - IguFoz - Loumar Turismo
Noite Italiana - Hotel Bella Italia - Águas do Iguaçu Hotel - Bogari Hotel - Iguassu City Tour

contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Memórias de um guerrilheiro Aluízio Palmar, militante na época da ditadura, participa de rodada de conversa nesta quinta

Aluízio Palmar, militante na época da ditadura, participa de rodada de conversa nesta quinta


Por: Leca

Publicado em:

Os anos de chumbo no Brasil já passaram, mas as cicatrizes deixadas pelos traumas, repressão, censura e violência ainda muito devem durar. Com o objetivo de trazer a discussão sobre ditadura, direitos humanos e mobilização social, o Laboratório de Cultura Material, Patrimônio e Imagem Latino-Americana, junto ao Grupo de Estudos Margens da Fronteira, ambos da UNILA, organizaram a rodada de conversa “Memórias de um guerrilheiro” com o jornalista Aluízio Palmar, militante e fundador do MR-8 e envolvido na luta armada contra a ditadura no Oeste do Paraná. A atividade, primeira de caráter público do grupo de estudos, será realizada nesta quinta-feira, às 18h, na Sala Negra do UNILA Centro. É gratuita e aberta a toda comunidade. Antes da palestra com Aluizio, haverá exibição de vídeos e intervenções sobre memória e situações de violência na fronteira.

Para a professora de Antropologia Danielle de Araújo, que é coordenadora do grupo, a trajetória de Palmar merece atenção da comunidade para que se compreenda como se deu o período de ditadura na região de Foz do Iguaçu, região Oeste do Paraná. Palmar já foi ouvido pelos membros do grupo e teve suas declarações registradas em vídeo. “Agora faremos esta atividade pública para apresentar esta trajetória de luta e mobilização à comunidade acadêmica e da cidade. Nosso objetivo é trazer diversos personagens históricos para dividir suas experiências e trajetórias na região com toda comunidade”, explica Danielle.

Sobre o grupo

A ideia do grupo é caminhar, junto com os alunos interessados, por entre as ruas e a história de Foz do Iguaçu, lugar marcado pela diversidade cultural e, ao mesmo tempo, segregação e preconceito. “Precisamos conhecer Foz a partir do diálogo com pessoas que trazem o lugar como uma marca na sua vida. A cidade como um espaço vivo e em constante processo de ressignificação, onde as ruas e as rugas criam sentidos particulares, isto é, o espaço urbano como algo vivo e latente na memória daqueles que o vivenciaram”, coloca Danielle.

Aluízio Palmar

Aluízio Palmar nasceu em maio de 1943, no Estado do Rio de Janeiro. Em sua juventude estudou Ciências Sociais na Universidade Federal Fluminense e, devido à sua militância revolucionária, não terminou o curso. Foi fundador do MR 8 (o primeiro, de Niterói). Preso em 1969, foi trocado junto com outros revolucionários pelo embaixador da Suíça no Brasil. Após sua libertação e banimento do País, passou a militar na Vanguarda Popular Revolucionária. Com a anistia política de 1979, voltou ao Brasil e deu início à carreira jornalística em Foz do Iguaçu.

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz