Empresas parceiras

Igushuttle - Destino Iguassu - Passaporte Iguassu - IguFoz - Loumar Turismo
Noite Italiana - Hotel Bella Italia - Águas do Iguaçu Hotel - Bogari Hotel - Iguassu City Tour

contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Mestrado da Unila tem aula inaugural nesta quarta-feira Palestra com professor da USP irá abordar a América hispânica e Brasil

Palestra com professor da USP irá abordar a América hispânica e Brasil


Por: Leca

Publicado em:

O Mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos contará com o professor Julio César Pimentel Pinto Filho (USP) para proferir "América Hispânica e Brasil, de 2014 a 1884: diálogos incompletos", conferência inaugural de suas atividades acadêmicas. A atividade será na quarta-feira (26), às 9h30, no Espaço Florestan Fernandes – Sala 1, no PTI. A aula inaugural é aberta a toda comunidade.

"A pertinência da problemática abordada tem como objetivo situar a história e o estado atual dos Estudos Latino-Americanos no Brasil. Nunca antes uma Universidade no país havia oferecido un programa desta natureza. O conferencista fará um recorrido do início dos diálogos hispano-lusitanos que têm sido objeto de atenção no Brasil. Esta é a razão da grande expectativa gerada no país e na Hispano-América, manifestada por meio do grande número de candidaturas recebidas", colocou a professora Yazmín López Lenci, coordenadora do Programa de Pós-Graduação.

Foto: Unila
Ingressantes no Mestrado e docentes reunidos


Sobre o conferencista
– Graduado em História (1985), mestre (1991) e doutor (1995) em História Social pela Universidade de São Paulo, Julio lecionou no Departamento de História da PUC-SP, entre 1987 e 1998 e, desde 1999, é professor no Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP). O docente pesquisa as relações entre história e ficção, com ênfase em história da América Latina. Publicou, entre outros livros: “Uma memória do mundo – Ficção, memória e história em Jorge Luis Borges” (1998) e “A leitura e seus lugares” (2004), ambos pela Estação Liberdade.

Julio trabalha com a construção da identidade latino-americana na literatura e na história no século 20. Sua pesquisa busca identificar diálogos e contaminações entre literatura e história cultural. A literatura como narrativa aproximada da historiográfica permite refletir sobre os limites da ficção e sobre o lugar da imaginação na história. O foco sobre a literatura latino-americana propicia reflexão sistemática acerca de um tema-chave do século 20: a retomada da questão da identidade – deixada em aberto pelo século 19, tempo de formação nacional – e as narrativas empenhadas em sua construção.

Sobre o Mestrado – A primeira turma do primeiro mestrado da UNILA conta com 10 alunos ingressantes, divididos em cada uma das duas linhas de pesquisa do Programa: “Práticas e Saberes” e “Trânsitos Culturais”. Ela é composta por cinco brasileiros e cinco estrangeiros, sendo um colombiano, dois paraguaios e dois argentinos. Dos ingressantes brasileiros, dois são de Foz do Iguaçu, um de Curitiba, um de Belo Horizonte e outro de Petrolina. As aulas já iniciaram na última quinta-feira (20).
 

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz