contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Política em Foz do Iguaçu

Ministro de Meio Ambiente visita programas de Itaipu nesta sexta, 18 José Sarney Filho fará uma visita técnica à Itaipu, seguida de plantio de árvore no Bosque dos Visitantes

José Sarney Filho fará uma visita técnica à Itaipu, seguida de plantio de árvore no Bosque dos Visitantes


Por: Assessoria

Publicado em:

Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

O ministro de Meio Ambiente, José Sarney Filho, e o presidente da Agência Nacional das Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, visitam na próxima sexta-feira , 18, os principais programas socioambientais desenvolvidos por Itaipu e parceiros em toda a Bacia do Paraná 3, que é a área de influência do reservatório.

Itaipu é reconhecida mundialmente por apoiar e promover ações com conexões diretas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Haverá sobrevoo e visita a vários locais considerados modelos de boas práticas de gestão da água e a biodiversidade. Por volta das 15h, o ministro fará uma visita técnica à Itaipu, seguida de plantio de árvore no Bosque dos Visitantes. A visita termina com uma coletiva para a imprensa às 16h15, no Centro de Recepção de Visitantes, ao lado da barreira de Itaipu.

A comitiva com o ministro e demais autoridades será recebida pelo diretor-geral brasileiro, Luiz Fernando Leone Vianna, e o diretor de Coordenação, Hélio Gilberto Amaral.

Segunda visita em dois meses

Esta será a segunda visita do ministro a Foz em dois meses. Em junho, o Governo do Paraná, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a Itaipu Binacional, lançou em Foz o Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais (PNC). Na ocasião, o ministro Sarney Filho disse que o PNC é uma iniciativa que deverá consolidar a gestão ambiental compartilhada entre órgãos federais, estaduais e municipais.

Além disso, é um programa que trabalha com foco em questões específicas, como facilitar o acesso dos municípios a recursos para projetos, e no empoderamento dos órgãos municipais.

Programação

A chegada do voo está prevista para as 9h. Na sala vip do aeroporto, o ministro receberá as boas-vindas do DGB e assistirá a uma apresentação sobre as principais iniciativas de Itaipu nas mais diferentes frentes, de meio ambiente a inovação. Vianna falará sobre o Parque Tecnológico Itaipu, CIBiogás e programa Veículo Elétrico, entre outros. Na sequência, o diretor de Coordenação falará sobre o programa Cultivando Água Boa (CAB). Em seguida, os visitantes farão um sobrevoo na região para conhecer de perto como esses programas, ações e iniciativas se dão na prática.

O sobrevoo passará pelas Cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu, o Corredor de Biodiversidade – Santa Maria, a microbacia córrego Bonito, onde existem projetos de adequação de estradas, conservação de solos e abastecedouros comunitários. Sarney Filho também terá uma visão de cima da comunidade indígena Tekoha Añetete, em Diamante D´Oeste, considerada modelo.

Em São José das Palmeiras, o ministro fará um pouso para conhecer a recuperação de nascentes no local. A segunda parada é em Toledo. Ali, Sarney Filho vai conhecer a bacia piloto Rio Lopey, onde é feito um trabalho de monitoramento em megaparcelas de vazão e quantificação de sedimentos em área com e sem conservação. Lá, haverá o lançamento do Caderno “Fontes de Financiamento para Educação Ambiental” – uma parceria entre MMA e Itaipu. Também está prevista a assinatura de um termo de cooperação entre a Binacional e o Ministério de Meio Ambiente. Em Toledo, o ministro almoça com prefeitos e parceiros da Itaipu.

No período da tarde, logo depois das 14h, o sobrevoo continua na BP3, passando pelo Condomínio de Agroenergia Ajuricaba, em Marechal Cândido Rondon, pelo projeto de tanques-redes em Entre Rios do Oeste, as áreas de lazer em Santa Helena, o Refugio Biológico em Santa Helena, o Centro Avançado de Pesquisa (CAP), o projeto de Biogás e a Granja Haack. O cronograma prevê sobrevoo em Itaipulândia, faixa de proteção de Itaipu, Refúgio Biológico Bela Vista, Canal da Piracema e usina.

Recomendado para você

Anúncio

Promoção natal ACIFI

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz