contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Ministro dos Transportes inaugurará revitalização da PIA, nesta sexta, 01º Ponte Internacional da Amizade terá fluxo interrompido por 20 minutos, a partir das 9h30

Ponte Internacional da Amizade terá fluxo interrompido por 20 minutos, a partir das 9h30


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

A revitalização da Ponte Internacional da Amizade será inaugurada nesta sexta-feira, 01º, por representantes do Brasil, Paraguai e Argentina. A solenidade terá a presença do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Malta Lessa, do diretor-geral do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Valter Casimiro Silveira, do superintendente regional do DNIT, José da Silva Tiago e de autoridades locais.

As obras entregues à população visam proteger a estrutura da ponte, aumentar a segurança e o conforto para os pedestres e melhorar das condições de tráfego de veículos.  A revitalização foi concluída após dezoito meses de trabalhos realizados por 80 profissionais. Em 51 anos, foi a única reforma promovida na Ponte Internacional da Amizade. Em 2002, a estrutura recebeu pintura e melhorias no sistema de dilatação.

De acordo com o supervisor do DNIT em Foz do Iguaçu, Vicente Veríssimo, a revitalização inclui a recuperação da pista, instalação de grades externas e cobertura dos passeios de pedestres e adequação das condições de acessibilidade. Foram realizados serviços de correção das juntas de dilatação, limpeza, tratamento e pintura da estrutura, instalação de grades metálicas entre a pista e os passeios de pedestres e sinalização da pista.

“Os pedestres terão mais segurança com as grades externas e conforto devido à cobertura. Os veículos transitarão em uma estrutura segura, mais bonita e confortável, com a reforma da pavimentação”, explica o engenheiro Vicente Veríssimo. “Além das melhorias para a população proporcionadas pela reforma da estrutura, os órgãos de segurança também terão mais condições de controle e fiscalização na área”, complementa o supervisor do DNIT.

O engenheiro relembra os momentos de desafio para as equipes de técnicos e trabalhadores, como o tratamento preventivo da estrutura, a uma altura de 70 metros. A recuperação da pista, que exigiu a interrupção do trânsito também requereu maior planejamento. “Quando interrompemos o tráfego e implantamos semáforos, o Codefoz contribuiu para os trabalhos, integrando os órgãos de segurança do Brasil e do Paraguai”, explica Vicente Veríssimo.

Conquista da comunidade – Para o presidente do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu), a revitalização integra o processo de ampliação da infraestrutura e de modificação da imagem da região. “A reforma da Ponte da Amizade faz parte de um ciclo de investimentos que estão transformando positivamente a imagem de Foz do Iguaçu e da região, fortalecendo o turismo, o comércio e a integração”, reflete Roni Temp.

Temp lembra que a obra é resultado da mobilização da comunidade. “A luta pela revitalização começou antes mesmo da criação do Codefoz. Quando o conselho foi criado, elegemos a obra como principal bandeira, no contexto do projeto Beira Foz. A reforma da Ponte da Amizade é o marco número 1 do Codefoz”, expõe. “Demonstramos mais uma vez que com união e boa vontade, os resultados acontecem”, complementa Roni Temp.

Câmara Técnica de Segurança – A Câmara Técnica de Segurança do Codefoz atuou no planejamento de medidas e ações de segurança dos moradores e turistas durante a revitalização da ponte e na integração das forças de segurança da região. De acordo com o coordenador da câmara técnica, coronel Carlos Sucha, foram envolvidos todos os órgãos de segurança pública do Brasil e do Paraguai, que exerceram o acompanhamento permanente dos trabalhos.

“A segurança está associada ao desenvolvimento. A Câmara Técnica fez um trabalho prospectivo na relação com as cidades das duas margens”, explica o coronel Sucha. “Nossa atuação integrada continua. Até o fim do ano vamos implantar o sistema de monitoramento na Ponte da Amizade, compartilhado pelos dois países. Estamos debatendo com as autoridades argentinas as questões de segurança que envolvem a segunda ponte entre o  Brasil e a Argentina”, revela.

Solenidade – A cerimônia de entrega das obras de revitalização da Ponte Internacional da Amizade terá início às 09h30, no monumento de inauguração da via, na Aduana do Brasil. Em seguida, as autoridades fazem inspeção nas obras e cortam a fita de inauguração no meio da ponte, com o trânsito interrompido por cerca de 20 minutos. Não estão previstos impedimentos das vias de acesso à Ponte da Amizade, na região da Vila Portes e Jardim Jupira.

Dados sobre a ponte (*)

Inauguração: 27 de março de 1965
Fluxo diário de veículos: 40 mil
Fluxo diário de pedestres: 15 mil
Extensão: 552,40 metros
Valor da revitalização: R$ 10.280.000,00
Duração da obra: 18 meses
Empresa executora: Consórcio CSO-Gaissler
(*) Dados do DNIT

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu
Logo do ClickFoz