contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Mobilização Saúde + 10 coletou 80 mil assinaturas no Paraná Ação pretende ser caracterizada como emenda de iniciativa popular para garantir repasse à saúde pública

Ação pretende ser caracterizada como emenda de iniciativa popular para garantir repasse à saúde pública


Por: Leca

Publicado em:

Mais de 80 mil paranaenses já aderiram à mobilização, que desde agosto de 2012 está coletando assinaturas de cidadãos para caracterizar como emenda de iniciativa popular o Projeto de Lei que garante o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira.

“Esta luta é apartidária e toda a mobilização é bem-vinda, pois o SUS é de todos. O Paraná está fazendo sua parte e qualquer cidadão pode participar através das entidades parceiras que estão engajadas nesta causa”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, na audiência pública realizada nesta terça-feira (19) na Assembleia Legislativa do Paraná para a Mobilização Paraná Saúde +10.

Foto: Divulgação
O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, participa de audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Paraná para a Mobilização Paraná Saúde +10. Curitiba

O movimento é encabeçado pela Secretaria de Estado da Saúde, pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems) e pelo Conselho Estadual de Saúde e tem como objetivo coletar assinaturas em todas as regiões do Estado.

O secretário destacou que a Emenda Constitucional 29 determina o percentual de investimentos na área da saúde de estados e municípios, mas não fixa o valor da União. “O Paraná tem ampliado os recursos para a saúde e isto é fato, não retórica. Os municípios já cumprem o que determina a lei há muito tempo e a União deve fazer sua parte no financiamento do SUS”, disse Caputo Neto.

Para que o Projeto de lei seja executado devem ser coletadas 1,5 milhão de assinaturas, o equivalente a 1% do eleitorado nacional, distribuídas em pelo menos cinco estados do país. Para participar da mobilização, o cidadão deve preencher o formulário, que inclui o número do título de eleitor, zona e seção eleitoral.

As assinaturas devem ser enviadas para a Secretaria Municipal de Saúde. Para ter validade, cada pessoa que assina o formulário deve ter em mãos o título de eleitor, como prevê a Lei nº 9709/98, que dispõe sobre plebiscitos, referendos e iniciativas populares. “A Lei da Ficha Limpa só foi aprovada no Congresso Nacional após a coleta de mais de 3 milhões de assinaturas de eleitores brasileiros”, lembrou o secretário.

Em Curitiba, a Secretaria de Estado da Saúde mantém dois postos de coleta: sede da Secretaria da Saúde (Rua Piquiri, 170, Rebouças) e sede da 2ª Regional de Saúde Metropolitana (Rua Barão do Rio Branco, 465, Centro). Ambos os locais funcionam das 8 às 18 horas. A Secretaria também oferece cartazes sobre a importância do movimento para municípios que quiserem organizar mobilizações.

Este movimento já foi encampado por conselhos profissionais, secretarias de saúde e movimentos populares que não necessariamente estão ligados à saúde. O ato na Assembleia Legislativa do Paraná foi proposto pelos deputados estaduais Gilberto Martin (PMDB) e Dr. Batista (PMN). “Para fazer uma saúde pública de qualidade é preciso financiamento adequado. O SUS é responsabilidade das três esferas e isso precisa ficar claro também no financiamento do sistema”, destaca Martin.

MOVIMENTO NACIONAL – O Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (Conass), Conasems, CNBB e União Nacional dos Estudantes (UNE) organizam no dia 10 de abril, às 9 horas, em Brasília, o Ato em defesa de Saúde Pública para coletar assinaturas da mobilização Saúde + 10. Representantes de todos os estados vão participar, segundo os organizadores.

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz