contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Mostra Andersen e "Memória das Cataratas" estão em exposição no Ecomuseu Ambas as exposições são gratuitas para o público da região

Ambas as exposições são gratuitas para o público da região


Por:

Publicado em:

 

O Ecomuseu da Itaipu exibe, a partir desta quinta-feira (13), algumas das obras mais importantes na história da pintura paranaense. A mostra “Andersen, Luz e Cor”, parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e a Coordenadoria do Sistema Estadual de Museus, conta com 17 das mais representativas pinturas do norueguês Alfredo Andersen.

 

 

 
Nascido na Noruega em 1860, Andersen foi bastante influenciado pelo cenário artístico e político de seu país nas décadas de 1880 e 1890, que também produziu artistas como o compositor Edvard Grieg e o escritor Henrik Ibsen. Filho de um um marinheiro mercante teve a oportunidade de conhecer vários lugares do mundo. Como jornalista, chegou a fazer a cobertura do Salão Oficial de Belas Artes de Paris, em 1889, mesmo ano da inauguração da Torre Eiffel. 
         
Com toda essa bagagem cultural, Andersen desembarcou no Porto de Paranaguá em 1892 e fixou residência no Litoral do Paraná. Pouco tempo depois, casou-se e mudou-se para Curitiba, onde viria a abrir seu ateliê e alcançaria reconhecimento por seu trabalho. Suas pinturas de cenas do cotidiano têm grande variedade de tons, resultando em quadros bastante expressivos e luminosos.
         
A exposição Andersen, Luz e Cor, que permanecerá no Ecomuseu até 3 de novembro, faz parte de um grupo de exposições itinerantes de acervos dos museus vinculados à Secretaria de Estado da Cultura, de forma a garantir à comunidade paranaense acesso ao patrimônio cultural mantido pelo Estado. Além da circulação de exposições, o programa também contempla outras iniciativas, como informatização, apoio técnico, intercâmbio, capacitação e treinamento, práticas curatoriais, políticas de acervo, mediação cultural e ação educativa, entre outros temas ligados à museologia.
       
Para ver ou rever
       
Outra mostra que inaugura nesta quinta-feira, também no Ecomuseu, é a "Memória das Cataratas", parceria da Itaipu com o Parque Nacional do Iguaçu (PNI). A exposição fotográfica traz imagens que revelam importantes marcos da trajetória do parque.
       
As fotografias foram obtidas junto a famílias que fizeram parte da história da colonização de Foz do Iguaçu e região, buscando a valorização e a proteção do Patrimônio Natural Mundial que são as Cataras do Iguaçu. Dessa forma, o projeto promove a aproximação entre o Parque Nacional, comunidades do entorno e comunidade mundial.
 
         
A mostra, que já esteve em exibição no espaço Porto Canoas, junto às Cataratas, volta a estar disponível para a comunidade no Ecomuseu até o próximo dia 3 de novembro. Ambas as exposições são gratuitas para o público da região. Para turistas, basta dirigir-se ao CRV e adquirir o passeio do Ecomuseu (R$ 8,80 integral ou R$ 4,40 meia entrada).
 
 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz