contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2016 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Mostra fotográfica Envolva-se é aberta ao público na Itaipu Exposição segue até o dia 31 de outubro e marca a luta contra o câncer

Exposição segue até o dia 31 de outubro e marca a luta contra o câncer


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

fotografia-cancer-de-mama
Até o dia 31 de outubro, o público poderá visitar a mostra Envolva-se, da fotógrafa Fabiana Copetti, no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da Itaipu Binacional. A exposição, aberta na última quarta-feira, 19, conta a história de Nelly Antunes, que descobriu um câncer de mama já em fase avançada da doença. Paralela à abertura, a ginecologista e obstetra Carolina Oderich ministrou uma palestra sobre a doença para convidados especiais, na sala vip do CRV.

Essa e outras atividades fazem parte de uma série de ações para marcar o Outubro Rosa, que inclui a exibição de um filme especial sobre o tema, com depoimentos de duas empregadas que já tiveram a doença, superaram ou estão em tratamento. Erna Fuchs, da Divisão de Benefícios, da Diretoria Administrativa, e Rosimere Fauth Ramada Martins, superintendente de Compras, da Diretoria Financeira, são as protagonistas do vídeo. A iniciativa é da gerente de Relações Públicas, Rebecca Montanheiro, que teve câncer de pele e, a partir de sua experiência, criou a página MelanomaBrasil no Facebook.

Também até o final do mês, quem passar pela usina de Itaipu será recebido com laços da cor rosa, símbolo da luta contra o câncer de mama, tema do Outubro Rosa.

Iluminação Rosa

Durante todo o mês, a Iluminação da Barragem também permanecerá colorida com os tons rosa da campanha. É a terceira vez que a atração adere à iniciativa, seguindo o exemplo de outros ícones mundiais, como a Torre Eiffel, em Paris, a Estátua da Liberdade, em Nova York, e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

A Iluminação da Barragem é uma das atrações oferecidas aos visitantes de Itaipu, normalmente às sextas-feiras e sábados, às 20h. No horário brasileiro de verão, a apresentação ocorre às 21h.

Mostra

Na abertura da mostra fotográfica, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, falou da importância de lutar contra o estigma da doença. “Antigamente as pessoas com câncer se escondiam, pois achavam que iriam morrer. Mas hoje, graças ao avanço da medicina, é possível a cura.” Ele passou pela experiência da doença na família. “Minha esposa teve câncer de mama. O tratamento foi sofrido; mas ela está curada. Receber o diagnóstico de câncer não é receber o atestado de morte”, reforçou.

exposicao-envolva-se

Por vídeo, a diretora financeira executiva, Margaret Groff, mandou uma mensagem aos participantes da mostra fotográfica e da palestra. “Vamos nos cuidar. Ter saúde tem um preço: a prevenção”.

Envolva-se

A mostra Envolva-se retrata a beleza de Nelly Antunes, que descobriu o câncer logo após a morte da mãe, em 2013. “A doença para mim foi muito dura. Meus seios incharam e começaram a doer. Quando eu recebi o diagnóstico, já estava muito doente. Esperei a cirurgia já de cama, pois não conseguia andar”, conta.

Mãe de quatro filhos, para Nelly, mais difícil que retirar um seio e ficar careca, foi sentir-se abandonada. “Meu marido me deixou. Fui obrigada a enfrentar todo o tratamento, sozinha.” Hoje, livre da doença e esperando para colocar prótese, sente-se mais segura.  E deixa uma mensagem de esperança: “Acreditem: câncer não é sentença de morte; mas de mudança de vida”.

A fotógrafa Fabiana Copetti diz que o ensaio fotográfico tornou-se uma lição de vida. “Fiquei muito tocada com história da Nelly. Mesmo sem uma das partes mais femininas do corpo, ela não perdeu a beleza. A alma mostrava que ela queria e podia ser amada e amar.”

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Parceria

Categorias

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana
Logo do ClickFoz