contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Município pretende privatizar Marco das Três Fronteiras e Espaço das Américas Intenção é criar um atrativo capaz de manter os visitantes pelo menos por mais meio dia em Foz do Iguaçu

Intenção é criar um atrativo capaz de manter os visitantes pelo menos por mais meio dia em Foz do Iguaçu


Por: Leca

Publicado em:

Marco das Três Fronteiras e o Espaço das Américas, depois de um estudo técnico, serão cedidos à iniciativa privada, para que transforme o local num atrativo importante, capaz de fazer com que o turista permaneça em Foz do Iguaçu pelo menos por mais algumas horas.

Nesta semana, o Fundo Iguaçu vai assumir a responsabilidade pela elaboração de um estudo técnico e, posteriormente, de um edital de concessão para atrair investimentos privados. “O modelo de concessão vai depender dos estudos de viabilidade”, adianta o presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla.

Foto: Letícia Lichacovski / Clickfoz
Marco das Três Fronteiras será passado à iniciativa privada e revitalizado

Segundo ele, a ideia é resgatar o Espaço das Américas e o Marco das Três Fronteiras, “dois ícones de Foz do Iguaçu”, e fazer “uma grande transformação que aproveite todo o potencial turístico e, ao mesmo tempo, crie uma sinergia com os iguaçuenses e a população da região das três fronteiras, a exemplo do que aconteceu com o Complexo Turístico Itaipu”.

Um milhão de visitantes
– Os estudos e o modelo de concessão serão entregues à Prefeitura de Foz do Iguaçu, diz Piolla, conforme compromisso assumido com o prefeito Reni Pereira e com o secretário municipal de Turismo, Jaime Nascimento.

Para o secretário Jaime Nascimento, com a concessão, a intenção é que seja desenvolvido pela iniciativa privada um grande complexo turístico, tendo como um dos focos a gastronomia.

Tanto ele como Piolla acreditam que, com a restauração dos dois espaços, será possível atrair até um milhão de turistas e de moradores anualmente, contribuindo para que os visitantes permaneçam na cidade por pelo menos mais meio dia.

O prazo para o consultor que será contratado para desenvolver os trabalhos apresentar os estudos é de três meses. Segundo Piolla, o consultor que será contratado é um dos maiores especialistas do Brasil.

Abandono – Hoje, o turista que procura indicações sobre o Marco das Três Fronteiras no TripAdvisor, o maior site de viagens do mundo, logo se decepciona. Embora muitos visitantes classifiquem o local como “interessante” ou que a visita “vale pelo visual”, quase todos lamentam o “abandono”, o “pouco caso” com o local, a “falta de estrutura e de segurança”.

O Espaço das Américas foi construído pelo governo do Estado em área da União e inaugurado pelo governo do Estado em 1997, com a intenção de ser um ambiente político-cultural para fortalecimento do Mercosul. Com 2.240 metros quadrados de área construída. Tornou-se um dos cartões-postais de Foz do Iguaçu e chegou até a receber reuniões de chefes de Estado, mas acabou sendo deixado em uso e está abandonado desde 2011.
 

Foto: Letícia Lichacovski / Clickfoz
Espaço das Américas é um cartão postar esquecido de Foz do Iguaçu

Há poucos meses, o Espaço das Américas foi repassado pela União à Prefeitura de Foz do Iguaçu, graças a uma ação da Gestão Integrada do Turismo. Na época, o Fundo Iguaçu se comprometeu a colaborar para dar uma nova destinação ao espaço, integrando-o à área do Marco das Três Fronteiras.

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz