Previous slide
Next slide

Mutirão de limpeza retira lixo e planta árvores nas margens do Rio M’Boicy

Previous slide
Next slide


Mais de 150 pessoas ajudaram a limpar as margens do Rio M’Boicy em Foz do Iguaçu, na sexta-feira, 26. Em pouco mais de quatro horas de atividades, foram retirados mais de 63 sacos de lixo e realizado o plantio de mais de 500 mudas de árvores nativas.

A ação teve a participação de 45 alunos do curso de técnico ambiental da IFPR (Instituto Federal do Paraná), de 40 alunos da Força Verde Mirim, de 10 integrantes da Polícia Ambiental, de 6 representantes do coletivo educador, e de 50 empregados e prestadores de serviços da Sanepar.

Além de plantar árvores, os alunos da Força Verde Mirim tiveram aulas de educação ambiental. Empregados da Sanepar explicaram a importância de não jogar lixo nas ruas, quais as características e a importância das árvores nativas e por que cuidar das margens dos rios.

O gerente regional Nilton Perez disse que a limpeza e o plantio são atividades organizadas pelos empregados de forma voluntária e que pretende conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente. “Estas ações contribuem para que os moradores de Foz reflitam, toda vez que ocorre um alagamento, sobre o maior motivo da catástrofe, que é a quantidade de lixo jogada nos rios”, disse.

Rio urbano

O Rio M´Boicy é o principal rio de Foz do Iguaçu. Tem cerca de 9 quilômetros de extensão e atravessa o perímetro urbano da cidade. Até 1978, o rio foi manancial de abastecimento público e atualmente a Sanepar utiliza as suas margens para passar um interceptor, que é uma tubulação usada para transportar o esgoto coletado das casas até a estação de tratamento.

Previous slide
Next slide