Previous slide
Next slide

Nachos Veggie literalmente por Liana Gratieri

Previous slide
Next slide

Olá,
Não sei quanto a vocês, mas o meu* feriado foi de muito trabalho (feriadão prolongado = trabalho dobrado) e comilança. Larguei mão da dieta de vez e me esbaldei nos chocolates. Agora lá vou eu correr atrás do prejuízo..

Quero contar que nesse feriado fiz um aperitivo nota 10 lá em casa: Nachos Veggie!
Esta é a primeira refeição feita por mim, que mostro aqui!

 

Eu já tinha feito nachos com carne moída, quando ainda comia carne, mas com proteína texturizada foi a primeira vez. Claro que você pode substituir pela carne moída, temperando como de costume, mas mesmo meu namorado, meu irmão e minha cunhada – que não são vegetarianos – adoraram esta receita.

A proteína de soja tem que ser bem temperadinha, pra não ficar com gosto forte. Nos supermercados ela fica, geralmente, na seção de produtos naturais & orgânicos e é comercializada em três tamanhos (pequena, média e grande).

A pequena é utilizada para fazer quibes e outras receitas que peçam uma liga maior. A média é muito utilizada em recheios de pastéis e esfihas, molhos "bolonhesa" e outras receitas que originalmente utilizem carne moída.

A consistência é bem parecida, mas jamais direi que o gosto também é. Não é. A proteína tem que ser bem temperada pra ficar gostosa, senão tem gostinho de papelão.
A de tamanho grande é a preferida para fazer strogonoff e espetinhos veggie.

Segue a receita, que serve quatro pessoas tranquilamente (e olha que nosso apetite é voraz!):

NACHOS VEGGIE
Ingredientes:
– 400g de proteína de soja texturizada média (PST)
– 1 caixinha de molho de tomate pronto
– 1/2 pimentão verde picado
– 1/2 pimentão vermelho picado
– 1 cenoura ralada
– 1/2 cebola picada
– Um punhado de queijo mussarela picado (não sei dizer a quantidade certa, acho que vai do gosto, também. E a receita mexicana original utiliza cheddar, mas eu não tinha isso lá em casa)
– 3 dentes de alho esmagados ou picados, depende do gosto pessoal
– 1 limão
– Azeitonas verdes sem caroço (à gosto)
– Azeite, shoyu, sal e pimenta (utilizei pimenta calabresa, mas a receita mexicana é com chilli) à gosto
– 1 pacotão de Doritos (o chips mesmo).

Preparo da PST:
– A proteína de soja texturizada vem desidratada. Então é preciso deixá-la de molho em água morna, por 15 minutos, com o suco de 1 limão inteiro. Depois disso, esprema-a em uma peneira ou pano de prato até que fique bem sequinha e reserve.

Molho:
– Há tempos que não utilizo praticamente nada de óleo nas coisas que cozinho, então refogo a cebola e o alho em um pouco de azeite, em uma panela de tamanho médio.
Depois de douradinhos, acrescente os pimentões e a cenoura ralada e deixe ali refogando, enquanto aquele cheirinho maravilhoso se espalha pelos quatro cantos da casa.
Em seguida acrescente a proteína de soja e um pouquinho (bem pouquinho, só pra dar uma “cor”) de shoyu.
Deixe pegar bem o tempero e pode ir refogando em fogo baixo, mexendo sempre pra não grudar no fundo da panela.
Então é hora de acrescentar o molho de tomate, a azeitona, o sal e a pimenta calabresa, sempre mexendo bem.
Por último acrescente o queijo e mexa até começar a derreter.
Aí basta servir em uma travessa com o Doritos (eu acho melhor do que os nachos de verdade) e voilà! Está prontinho!

Ah, lá em casa a gente gosta bastante de pimenta, por isso abusamos na quantidade. Mas é bom ter um pouco de cautela. A regra é a mesma para o sal.. comida sem sal pode ser consertada, mas comida salgada é mais difícil…
 

 

Espero que tenham gostado.
Até a próxima!

* Essa semana a coluna foi escrita apenas por Liana Gratieri. Seu parceiro Ariel Boldrini volta a cena nas próximas aventuras gastronômicas da dupla.

 

Nota da editora: Faltou um depoimento dos demais degustadores para comprovar se o prato ficou bom mesmo… Mas nós do CickFozdoIguaçu acreditamos na nossa colunista, rs!

Previous slide
Next slide