Previous slide
Next slide

Nandeva inaugura loja no Centro de Artesanato de Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide

Com uma festa bem característica, o Programa Trinacional de Artesanto, Ñandeva, inaugurou a sua primeira loja em Foz do Iguaçu, no dia 18 de junho. Cerca de 250 pessoas compareceram ao evento, com caravanas de artesãos dos três países, além de autoridades da região trinacional. Os convidados foram recebidos com um buffet de sopas regionais e um coquetel com produtos do Brasil, Paraguai e Argentina.  

A loja está localizada no Centro de Artesanato de Foz do Iguaçu, na avenida das Cataratas. São duas salas, para atacado e varejo, com 60 m² cada, que vão comercializar inicialmente 200 produtos de 80 artesãos brasileiros. Os produtos provenientes dos outros países devem ser comercializados em uma próxima etapa.

Segundo a coordenadora do programa, a artesã Ana Cristina Nóbrega, a festa de inauguração é a “cara do Ñandeva”. A loja também. “Os turistas que vêm para Foz do Iguaçu acabam levando de lembrança uma havaiana ou estátua do Cristo Redentor”, constatou. “Queremos que eles levem lembranças que falem de nossa história”, concluiu Ana, citando a lenda das Cataratas, a convivência harmônica de diferentes etnias, as missões jesuítas, entre outros exemplos.
 
“Mas antes de sermos reconhecidos pelos outros, temos que nos reconhecer também”, continuou Ana. Segundo ela, a loja é a última parte do processo de valorização do artesanato regional. “Começamos com a concepção do produto, passando pela qualidade da produção e culmina na comercialização”, diz.

A loja no Centro de Artesanto funciona todos os dias da semana, das 10h às 22h. Somente nas segundas-feiras, ela abre às 16h.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3529-6242. Em junho será aberta a segunda loja, que vai funcionar no Hotel das Cataratas.
 
Centro – O Centro de Artesanato tem uma área de 3.200 m² e lojas distribuídas em dois pisos, com rampas para facilitar o acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais. Criado para atender turistas e habitantes das cidades vizinhas a Foz do Iguaçu, o centro além de ajudar na comercialização dos produtos desenvolvidos pelos artesãos, ainda pode ser usado para a realização de eventos culturais.

 

Previous slide
Next slide