contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Não é só um viaduto, mas uma obra de arte com espaço à reflexão em Foz do Iguaçu Artistas irão transformar paredão do viaduto em uma passagem à reflexão ao combate e exploração infantil

Artistas irão transformar paredão do viaduto em uma passagem à reflexão ao combate e exploração infantil


Por: Garon Piceli

Publicado em:

 

Revitalização  estética do viaduto da BR-277, ligação entre o centro de Foz do Iguaçu, Itaipu Binacional, Parque Tecnológico de Itaipu, Unila, Cidade do Leste, com um fluxo de 100 mil pessoas diariamente, deve chamar a atenção para a questão dos direitos das crianças e adolescentes.

 
 

Como tudo começou

A ideia iniciou das conversas diárias de Moa Ferreira e Marcelo Alves de Sousa, produtores culturais em Foz do Iguaçu,  que passavam pelo local a caminho do trabalho, e ficavam indagados com o tamanho descuido do ambiente, que poderia ser valorizado e coberto com um outro aspecto social.

O projeto de revitalização do ambiente foi apresentado em agosto de 2009, mas saiu do papel efetivamente há aproximadamente 30 dias. Para se obter autorização naquela região, Moa contou que  o projeto necessitou da aprovação de várias instâncias que administram burocraticamente o local, como a Ecocataratas – concessionária da BR-277, Prefeitura, Itaipu Binacional e Departamento de Estradas e Rodagens – DER, órgão Federal com sede em Brasília.

De posse do projeto, a companhia de Teatro Amadeus saiu a campo atrás de capitalizar recursos para a megaoperação, grafitar cerca de 3.415 metros quatrados, somados interior e paredões laterais do viaduto, com o objetivo de trabalhar a estética de espaços públicos para serem aproveitados de forma agradável pela sociedade que interage com o ambiente.

 

Proteção à Criança e ao Adolescente

 

O recurso foi disponibilizado através da pasta da secretaria ministerial do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), mantida em Foz do Iguaçu pela Itaipu Binacional.

De acordo com a coordenadora do PPCA a ideia é transformar o viaduto em um espaço cultural capaz de expressar a problemática da criança de forma positiva. “O espaço será referência das ações positivas no combate à exploração de meninos e meninas na Tríplice Fronteira”, comenta.

O assistente da diretoria geral brasileira da Itaipu Binacional, Joel de Lima, Foz do Iguaçu é, na maioria das vezes, um centro negativo na mídia. “Um dos exemplos – comenta Joel, é o elevado número de jovens assassinados. Este espaço mostrará a vontade da comunidade em acabar com a violência e a exploração, seja sexual ou trabalhista, das crianças na região”.

 

Projeto Plugado!

 

O “Plugado – Canais Ligados na Cultura!”, mantido pela Itaipu Binacional, através do Programa de Proteção à Criança e Adolescente e pela Casa do Teatro beneficia 80 adolescentes e 200 professores de 10 escolas de bairros carentes de Foz do Iguaçu.

Por meio do projeto, dezenas adolescentes e jovens recebem formação técnica para desenvolver a atividade de agente cultural nas escolas e comunidades, tendo participado de oficinas formativas de teatro, expressão corporal e cidadania e participação social. 



O Plugado! também prevê atividades dirigidas a professores e operadores dos direitos da criança e do adolescente que atuam em Foz do Iguaçu.

 

Oficina

 

Artistas da região ou até mesmo amantes da cultura do spray poderão participar do movimento de recuperação do viaduto. Nos dias 21 e 22 acontecerá uma oficina com especialistas em grafitagem do Brasil, Paraguai e Argentina. Para participar os interessados podem se inscrever na Casa do Teatro até sexta-feira (13) pelo telefone (45) 3572-1473 ou na própria instituição, na rua Quintino Bocaiúva, 699.

Participarão da oficina os brasileiros, David Linares, Lalan Bressoni, Sica Oliva. Do Paraguai o gratiteiro Oz, e da Argentina Lucas We. O objetivo da oficina pré-trabalho é aperfeiçoar as técnicas que serão utilizadas no local, e também conhecer as imagens que vão ser utilizadas na revitalização dos paredões de concreto

A expectativa dos organizadores é inaugurar a grande obra no dia primeiro de setembro.

 


 
 
Veja outras matérias do Especial
 
 
 
 
 

 

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz