contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Não é só um viaduto, mas uma obra de arte com espaço à reflexão em Foz do Iguaçu Artistas irão transformar paredão do viaduto em uma passagem à reflexão ao combate e exploração infantil

Artistas irão transformar paredão do viaduto em uma passagem à reflexão ao combate e exploração infantil


Por: Garon Piceli

Publicado em:

 

Revitalização  estética do viaduto da BR-277, ligação entre o centro de Foz do Iguaçu, Itaipu Binacional, Parque Tecnológico de Itaipu, Unila, Cidade do Leste, com um fluxo de 100 mil pessoas diariamente, deve chamar a atenção para a questão dos direitos das crianças e adolescentes.

 
 

Como tudo começou

A ideia iniciou das conversas diárias de Moa Ferreira e Marcelo Alves de Sousa, produtores culturais em Foz do Iguaçu,  que passavam pelo local a caminho do trabalho, e ficavam indagados com o tamanho descuido do ambiente, que poderia ser valorizado e coberto com um outro aspecto social.

O projeto de revitalização do ambiente foi apresentado em agosto de 2009, mas saiu do papel efetivamente há aproximadamente 30 dias. Para se obter autorização naquela região, Moa contou que  o projeto necessitou da aprovação de várias instâncias que administram burocraticamente o local, como a Ecocataratas – concessionária da BR-277, Prefeitura, Itaipu Binacional e Departamento de Estradas e Rodagens – DER, órgão Federal com sede em Brasília.

De posse do projeto, a companhia de Teatro Amadeus saiu a campo atrás de capitalizar recursos para a megaoperação, grafitar cerca de 3.415 metros quatrados, somados interior e paredões laterais do viaduto, com o objetivo de trabalhar a estética de espaços públicos para serem aproveitados de forma agradável pela sociedade que interage com o ambiente.

 

Proteção à Criança e ao Adolescente

 

O recurso foi disponibilizado através da pasta da secretaria ministerial do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), mantida em Foz do Iguaçu pela Itaipu Binacional.

De acordo com a coordenadora do PPCA a ideia é transformar o viaduto em um espaço cultural capaz de expressar a problemática da criança de forma positiva. “O espaço será referência das ações positivas no combate à exploração de meninos e meninas na Tríplice Fronteira”, comenta.

O assistente da diretoria geral brasileira da Itaipu Binacional, Joel de Lima, Foz do Iguaçu é, na maioria das vezes, um centro negativo na mídia. “Um dos exemplos – comenta Joel, é o elevado número de jovens assassinados. Este espaço mostrará a vontade da comunidade em acabar com a violência e a exploração, seja sexual ou trabalhista, das crianças na região”.

 

Projeto Plugado!

 

O “Plugado – Canais Ligados na Cultura!”, mantido pela Itaipu Binacional, através do Programa de Proteção à Criança e Adolescente e pela Casa do Teatro beneficia 80 adolescentes e 200 professores de 10 escolas de bairros carentes de Foz do Iguaçu.

Por meio do projeto, dezenas adolescentes e jovens recebem formação técnica para desenvolver a atividade de agente cultural nas escolas e comunidades, tendo participado de oficinas formativas de teatro, expressão corporal e cidadania e participação social. 



O Plugado! também prevê atividades dirigidas a professores e operadores dos direitos da criança e do adolescente que atuam em Foz do Iguaçu.

 

Oficina

 

Artistas da região ou até mesmo amantes da cultura do spray poderão participar do movimento de recuperação do viaduto. Nos dias 21 e 22 acontecerá uma oficina com especialistas em grafitagem do Brasil, Paraguai e Argentina. Para participar os interessados podem se inscrever na Casa do Teatro até sexta-feira (13) pelo telefone (45) 3572-1473 ou na própria instituição, na rua Quintino Bocaiúva, 699.

Participarão da oficina os brasileiros, David Linares, Lalan Bressoni, Sica Oliva. Do Paraguai o gratiteiro Oz, e da Argentina Lucas We. O objetivo da oficina pré-trabalho é aperfeiçoar as técnicas que serão utilizadas no local, e também conhecer as imagens que vão ser utilizadas na revitalização dos paredões de concreto

A expectativa dos organizadores é inaugurar a grande obra no dia primeiro de setembro.

 


 
 
Veja outras matérias do Especial
 
 
 
 
 

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz