contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Não prometa, faça um plano!


Por: Garon Piceli

Publicado em:

Fim de ano chegando e a maioria das pessoas já deu início ao seu processo de frustração pessoal. Explico, é nesta época que se começam as promessas para o próximo ano: “ano que vem eu vou emagrecer”, “ano que vem vou aprender um idioma” , “ano que vem vou ter mais tempo para a minha família”, “ano que vem minha empresa vai ser diferente” Então termina dezembro, e na primeira quinzena de janeiro as promessas feitas já foram abandonadas pelo caminho, o desânimo tomou conta e instaurou-se a frustração. Já aconteceu com você? 
 
Para muitas pessoas, tal experiência acaba se tornando um ciclo vicioso de expectativa e frustração, que impede o desenvolvimento pessoal. Mas para tudo nessa vida há uma solução, até para os viciados em promessas pessoais não cumpridas. Nas seguintes linhas apresentamos algumas dicas de planejamento pessoal, que quando seguidas podem, no mínimo, levar qualquer pessoa a escapar do universo frustrante das promessas não cumpridas. 
 

Planejar é diferente de prometer

Prometendo eu apenas crio uma expectativa de seguir certo caminho ou direção, planejando eu DECIDO qual caminho seguir; Prometendo eu penso apenas na recompensa e satisfação do objetivo alcançado, planejando eu considero as dificuldades do caminho e como superá-las.
 

Planejamento pessoal implica reflexão sobre si mesmo

O problema de quem vive de promessa é que nenhuma delas, por mais utópica que seja levará a pessoa a pensar sobre suas próprias condições de alcançar o resultado. Ao planejar a própria vida entramos em um processo de conhecimento pessoal que nos leva a encontrar a motivação verdadeira para ter, fazer e principalmente, SER aquilo que queremos. 
 

A execução do plano exigirá esforço

O grande erro de quem vive prometendo e não realizando nada é o que eu chamo de a síndrome de “The Secret”: o sujeito acha que pensando positivo vai atrair para si algum sucesso, pensa que é só desejar para ter, particularmente, creio que essa atitude é típica de preguiçosos, não há resultado sem trabalho, na há sucesso sem esforço, pensar positivo sem agir sobre as próprias situações só vai atrair insucesso e frustração. 
 

Mas por onde começar?

Como fazer um planejamento pessoal? Existe alguma ferramenta? A resposta é um grande SIM! Existem ferramentas excelentes para quem quer iniciar um Planejamento Pessoal, sugiro que você esqueça as promessas e aproveite as férias ou folgas de dezembro e janeiro para ler as sugestões abaixo: 
 
“Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes” – Stephen Covey: Apesar de o título parecer “muito auto-ajuda” o livro trata de um assunto sério. Analisando a literatura relacionada com o sucesso no último século, o autor apresenta sete princípios que quando praticados atuam como catalisadores do sucesso pessoal. Excelente para quem precisa se organizar.
 
“Primeiro o mais importante (First things First)” – Stephen Covey: Sim, o mesmo autor. É que ele é bom mesmo. Neste livro o enfoque é o seguinte: quais as áreas realmente importantes pra você? Você está considerando todas em seu planejamento? É muito prático e didático. 
 
“Balanced Scorecard Pessoal” – Hubert Rampersad: O autor afirma que capta a idéia de onde Stephen Covey a abandona. A discussão nesta obra é simples: como transformar em ação aquilo que você planejou. O livro se utiliza dos princípios do Balanced Scorecard para fornecer ao leitor uma ferramenta para gestão do próprio desenvolvimento pessoal. FORTEMENTE RECOMENDADO!
 
Crescer Empresa Junior de Administração
*Haralan Mucelini
Presidente
(45) 3576-7096
atendimento@crescerjunior.com.br
 
 
 
 

 

 

Empresa Junior é uma associação sem fins lucrativos criada por um ou mais cursos de qualquer universidade para prestar serviços na área de estudo com um preço acessível e foco no desenvolvimento do acadêmico e da universidade

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz