Previous slide
Next slide

Nem sinal de crise em Foz do Iguaçu no feriado de Corpus Christi

Previous slide
Next slide

Crise? Que crise? Ao menos para o turismo de Foz do Iguaçu, a crise financeira internacional só aparece mesmo no noticiário. Neste feriadão de Corpus Christi, de quinta-feira a domingo, a expectativa é que no mínimo se repitam os números de visitantes do mesmo feriadão de 2008, tanto no Parque Nacional do Iguaçu quanto no Complexo Turístico Itaipu (CTI). Os donos de hotéis também não se queixam: a previsão é que a ocupação média chegue perto de 80%.

Em Itaipu, a previsão é de receber 8 mil turistas, equivalente ao número do ano passado, quando o feriado de Corpus Christi também teve quatro dias (de 22 a 25 de maio). O gerente do CTI, Jaime Nascimento, lembra que o dólar valorizado afasta os visitantes estrangeiros, principalmente os argentinos, mas em compensação atrai um maior número de brasileiros.

A concessionária Cataratas do Iguaçu S/A, que administra o Parque Nacional do Iguaçu, espera receber mais de 15 mil visitantes entre os dias 11 a 14 de junho, contra 18.530 no feriadão do ano passado. O número um pouco menor é devido à diminuição de visitantes estrangeiros, isto sim um reflexo da crise lá fora. Ainda assim, o movimento é considerado muito bom. Tanto que  foi planejado um esquema especial de atendimento, com o funcionamento de oito bilheterias e reforço de quatro ônibus na frota interna.

Os hotéis de Foz do Iguaçu calculam que a ocupação será em média de 76,8%, com uma concentração maior nos hotéis de 3 estrelas (83%), seguindo-se os de luxo, com previsão de 78,8%, segundo levantamento feito pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu (Sindhotéis) em 28 estabelecimentos.

Já há reservas confirmadas para 8.420 hóspedes. Os brasileiros são maioria, representando 73% do total. A seguir, vêm os argentinos, com 8,1%. O movimento nas reservas deve aumentar nos próximos dias com os visitantes de última hora

 

Previous slide
Next slide