contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

No Paraná, só Foz e Curitiba estão na categoria A do turismo no país Mapa foi divulgado nesta terça-feira, 12, pelo Ministério do Turismo

Mapa foi divulgado nesta terça-feira, 12, pelo Ministério do Turismo


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

Apenas duas cidades paranaenses estão na categoria A no novo Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado nesta terça-feira, 12, pelo Ministério do Turismo: Curitiba e Foz do Iguaçu. Em todo o Brasil, há apenas 51 municípios que se enquadram nesta categoria, que representa aqueles com as maiores demandas e infraestrutura turística superior. No total, o Brasil tem 2.175 municípios com potencial turístico.

A categorização, que vai de A até E, é feita com base, entre outros fatores, no número de estabelecimentos de hospedagem, número de empregos formais ligados ao turismo e estimativa de turistas de demanda doméstica e internacional. Na versão deste ano, houve uma redução dos municípios com potencial turístico, que na última edição, de 2013, chegavam a 3.345.

Segundo o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, o redimensionamento contribui para melhorar a capacidade do Ministério do Turismo de atuar de forma coordenada com os estados, regiões turísticas e municípios, para desenvolver e consolidar novos produtos e destinos turísticos. “Com um mapa mais enxuto e que retrata de forma mais fiel a oferta turística brasileira, poderemos focar nossos esforços e otimizar nossos resultados, afirmou.

No Paraná, foi reduzido de 261 para 224 o número de municípios participantes de suas 14 regiões turísticas. O Paraná manteve dois municípios na categoria A (Curitiba e Foz do Iguaçu) e nove na B. Nas outras categorias, houve redução: o número passou para 31 na C (eram 32); 138 na D (eram 156) e 44 na E (eram 61).

Dentro da metodologia, as cidades contempladas nas categorias A, B e C contam com 95% dos empregos formais em meios de hospedagem, 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional. O conjunto de municípios dos grupos D e E reúne características de apoio às cidades geradoras de fluxo turístico. Muitas vezes são aquelas que fornecem mão de obra ou insumos necessários para atendimento aos turistas.

Segundo o Ministério do Turismo, houve diminuição no número de municípios com potencial turístico em 24 dos 26 estados. As exceções foram Pará e Santa Catarina.

 A elaboração do Mapa do Turismo é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros. Para a atualização do mapa, foram realizadas oficinas e reuniões em todas as 27 unidades da federação e a validação do mapa foi feita pelos estados e Distrito Federal em seus respectivos Fóruns ou Conselhos Estaduais do Turismo.

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Parceria

Categorias

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana
Logo do ClickFoz