contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

No Paraná, só Foz e Curitiba estão na categoria A do turismo no país Mapa foi divulgado nesta terça-feira, 12, pelo Ministério do Turismo

Mapa foi divulgado nesta terça-feira, 12, pelo Ministério do Turismo


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

Apenas duas cidades paranaenses estão na categoria A no novo Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado nesta terça-feira, 12, pelo Ministério do Turismo: Curitiba e Foz do Iguaçu. Em todo o Brasil, há apenas 51 municípios que se enquadram nesta categoria, que representa aqueles com as maiores demandas e infraestrutura turística superior. No total, o Brasil tem 2.175 municípios com potencial turístico.

A categorização, que vai de A até E, é feita com base, entre outros fatores, no número de estabelecimentos de hospedagem, número de empregos formais ligados ao turismo e estimativa de turistas de demanda doméstica e internacional. Na versão deste ano, houve uma redução dos municípios com potencial turístico, que na última edição, de 2013, chegavam a 3.345.

Segundo o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, o redimensionamento contribui para melhorar a capacidade do Ministério do Turismo de atuar de forma coordenada com os estados, regiões turísticas e municípios, para desenvolver e consolidar novos produtos e destinos turísticos. “Com um mapa mais enxuto e que retrata de forma mais fiel a oferta turística brasileira, poderemos focar nossos esforços e otimizar nossos resultados, afirmou.

No Paraná, foi reduzido de 261 para 224 o número de municípios participantes de suas 14 regiões turísticas. O Paraná manteve dois municípios na categoria A (Curitiba e Foz do Iguaçu) e nove na B. Nas outras categorias, houve redução: o número passou para 31 na C (eram 32); 138 na D (eram 156) e 44 na E (eram 61).

Dentro da metodologia, as cidades contempladas nas categorias A, B e C contam com 95% dos empregos formais em meios de hospedagem, 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional. O conjunto de municípios dos grupos D e E reúne características de apoio às cidades geradoras de fluxo turístico. Muitas vezes são aquelas que fornecem mão de obra ou insumos necessários para atendimento aos turistas.

Segundo o Ministério do Turismo, houve diminuição no número de municípios com potencial turístico em 24 dos 26 estados. As exceções foram Pará e Santa Catarina.

 A elaboração do Mapa do Turismo é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros. Para a atualização do mapa, foram realizadas oficinas e reuniões em todas as 27 unidades da federação e a validação do mapa foi feita pelos estados e Distrito Federal em seus respectivos Fóruns ou Conselhos Estaduais do Turismo.

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio

Parceria

Anúncio

Assine

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana
Logo do ClickFoz