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Nova política estadual fortalece turismo no PR, afirma secretário

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“O ano de 2008 foi fundamental para o turismo do Paraná com a aprovação da Política Estadual de Turismo e com o fortalecimento das regiões turísticas e o lançamento das marcas Paraná e das dez regiões”. A afirmação é do secretário de Estado do Turismo, Celso de Souza Caron (foto), ao apresentar o Relatório de Ações de 2008.

Caron informa que a Lei Estadual nº 15.973/2008, que estabelece a Política Estadual de Turismo, se constitui num conjunto de estratégias e prioridades que orientam o desenvolvimento do turismo no Estado de forma sustentável, planejada e organizada.

Com a aprovação da Lei proposta pelo Governo do Estado, em novembro de 2008, estão sendo estruturadas ações nas áreas estratégicas de gestão e fomento ao turismo estadual; desenvolvimento de destinos turísticos e promoção e apoio à comercialização.

“Dentro dessa perspectiva, a Secretaria tem trabalhado com o Plano de Desenvolvimento do Turismo e feito parcerias em diferentes ações para consolidar o Paraná como destino turístico internacional, além de investir em estudos e pesquisas estatísticas”, destaca Caron.

Entre as ações em defesa do turismo, o secretário aponta a criação e lançamento da nova marca Paraná e das dez regiões turísticas (Litoral; Rotas do Pinhão – Curitiba e Região Metropolitana -; Cenários do Tempo – Campos Gerais-; Terra dos Pinheirais – Centro-Sul do Paraná-; Norte do Paraná; Corredores das Águas – Noroeste do Paraná -; Estradas & Caminhos – Centro do Paraná – ; Vales do Iguaçu – Sudoeste do Paraná – ; Riquezas do Oeste e Iguassu & Caminhos ao Lago Itaipu) e o novo material de divulgação do Estado. “Tivemos até uma revista editada em japonês, para comemorar o centenário da imigração japonesa”, diz.

Também foram executadas diversas ações voltadas à identificação e estruturação de novos atrativos e destinos, qualificação profissional e apoio e promoção do turismo, em todas as regiões turísticas. “Tivemos pesquisas de roteiros, estruturação de atrativos e diversificação da oferta turística, com confecção de folderes dos principais segmentos: cultural, rural, aventura e ecoturismo, negócios e eventos e religioso”. Para promover e apoiar a comercialização do Destino Paraná, a Secretaria esteve presente nas principais feiras e eventos nacionais e internacionais.

 

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