Previous slide
Next slide

Novo secretário assume e reforça a saúde como prioridade

Previous slide
Next slide

A Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu já está sob novo comando. O médico cardiologista Luis Fernando Zarpelon assumiu a pasta no sábado (18) em uma cerimônia realizada no auditório da Fundação Cultural. A transmissão do cargo da ex-secretária Lisete Palma de Lima para o novo titular  teve a presença de diversos secretários municipais, vereadores e servidores da saúde.

Para o novo secretário um dos maiores desafios da gestão é o Hospital Municipal. “Vamos trabalhar de forma intensa para que o hospital seja capaz de absorver toda demanda do município. É uma prioridade”. O secretário ainda destacou a necessidade de maior integração no setor e participação da comunidade na gestão. “Aqui temos nossos irmãos brasiguaios e somos responsáveis pelo atendimento destas pessoas”. Para ele a participação do Conselho Municipal de Saúde é fundamental para melhorias no setor. “O fim do nosso trabalho são os usuários, as pessoas que estão sofrendo e precisam de proteção com nossas ações de vigilância”, disse Zarpellon.

Metas – Durante a cerimônia de posse do novo secretário de Saúde de Foz do Iguaçu, o prefeito municipal Paulo Mac Donald Ghisi falou sobre as mudanças na saúde pública do município. O prefeito destacou a diminuição na demanda no pronto atendimento da Avenida Paraná, que já chegou a atender 20 mil pessoas por mês e hoje atende cerca de 11 mil, assim como o Posto do bairro Morumbi, que diminuiu de 11 ou 12 mil atendimento para uma média de 6 ou 7 mil. “É possível que um cidadão chegue em um hospital público ou posto de saúde e seja atendido rapidamente com educação e as coisas funcionem, que médico a disposição, remédio e que for necessário”, declarou o prefeito. “Estamos caminhando para isso”.

O prefeito Paulo ainda destacou que o desafio do novo secretário Luis Fernando Zarpellon é bastante considerável devido às dificuldades do setor e as mudanças que o governo vem implementando na saúde pública de Foz. “O novo secretário vai administrar o maior orçamento do município, tem nas mãos a saúde de um povo que não é só o nosso, são os brasiguaios, paraguaios e argentinos”. Atualmente Foz do Iguaçu possui o menor recurso entre os municípios que têm saúde plena, de média e alta complexidade no Paraná. “Nossa meta é uma saúde de primeira, precisamos do apoio de todos. Temos condições de mostrar como se trata bem o cidadão”, concluiu o prefeito.

Previous slide
Next slide