Previous slide
Next slide

Número de pontos próprios para banho aumenta nos rios, mas reduz nas praias

Previous slide
Next slide

Pela primeira vez nesta temporada, a água de três rios avaliados – do Nunes (em Antonina), Nhundiaquara e Marumbi (em Morretes) – está em boas condições para banho. Até então, destes três rios apenas o Marumbi apresentava resultados positivos.

Já nas praias, se comparado ao boletim da semana anterior, houve redução na qualidade da água em três pontos, resultando em dois pontos próprios para banho. Eles estão localizados nos balneários Ipacaray e Solymar, em Pontal do Paraná.

Outros 41 pontos foram classificados, neste boletim, como impróprios para banho nas praias. Vale ressaltar que cada um deles representa somente 200 metros de interdição, 100 metros à esquerda e 100 metros à direita das placas indicativas.

 

IAP apresenta boletim sobre as condições de balneabilidade nas praias e rios do litoral PR (Foto: SECS)

 

MONITORAMENTO – Conforme determina o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), os pontos monitorados são definidos de acordo a localização – próximos a rios e canais de águas pluviais, por exemplo – e fluxo de banhistas.

Os locais analisados são aqueles mais expostos à contaminação por esgoto, por isso são acompanhados de perto para preservar o Litoral paranaense e a saúde de veranistas e moradores da região. Já os locais onde não há sinalização – e, portanto, emissão de esgoto – são permanentemente próprios para banho.

O Conama também determina que sejam feitas coletas e análises da água por cinco semanas consecutivas para a divulgação dos resultados da balneabilidade. Para um local ser considerado próprio para banho, 80% dos resultados devem ser positivos – ou seja, o resultado de quatro das cinco análises amostradas pode apontar a presença de até 800 bactérias a cada 100 mililitros de água. Caso o último resultado apresente 2 mil bactérias, imediatamente o local passa a ser considerado impróprio, mesmo tendo histórico positivo.

Portanto, os resultados desta semana ainda estão sendo influenciados pelos resultados do primeiro boletim deste ano, divulgado logo após a virada do ano – quando cerca de 1 milhão de pessoas estavam no Litoral paranaense e também um período marcado por chuvas prolongadas que interferiram na balneabilidade. O IAP informa que os boletins divulgados nas duas próximas semanas também deverão seguir esta tendência.

Os boletins semanais de balneabilidade serão divulgados até o final de março. Eles podem ser consultados nos endereços www.sema.pr.gov.br e www.iap.pr.gov.br, nas barracas de balneabilidade e em panfletos distribuídos em locais estratégicos do Litoral.

Previous slide
Next slide