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Foz do Iguaçu

Nutricionista dá dicas para a 7ª Meia Maratona das Cataratas Profissional publica método de supercompensação para atletas

Profissional publica método de supercompensação para atletas


Por: Leca

Publicado em:

A nutricionista de Foz do Iguaçu, Ana Paula Gluck Karam, dá dicas interessantes para os atletas da 7ª Meia Maratona das Cataratas.  No blog, a profissional postou um método de supercompensação para quem for participar da prova. “A recomendação atual é repor os níveis de glicogênio hepático e muscular, para gerar energia durante a competição e retardar a fadiga”, explica.

Foto: Arquivo
Método é uma forma de melhorar a energia dos ateltas para a Meia Maratona

Karam reforça, porém, que o método publicado é generalizado. O ideal é que cada atleta procure um profissional da área para personalizar a dieta, visto que cada um possui um metabolismo diferente.

Segue a orientação, que deve começar sete dias antes da prova:

 1º dia (DOMINGO): Exercício para depleção. Muito exercício, exaustivo (opcional)
 2º dia (SEGUNDA): Dieta variada. CHO (carboidrato) moderado, diminuição do exercício
 3º dia (TERÇA): Dieta variada. CHO moderado, diminuição do exercício
 4º dia (QUARTA): Dieta variada. CHO moderado, diminuição do exercício
 5º dia (QUINTA): Dieta com alto teor de CHO (80% do valor calórico total da dieta, ou seja, muito CHO para recuperar glicogênio), diminuição do exercício
 6º dia (SEXTA): Dieta com alto teor de CHO, diminuição do exercício ou repouso
 7º dia (SÁBADO): Dieta com alto teor de CHO, diminuição do exercício ou repouso
 8º dia (DOMINGO): Competição.

Refeição pré-competição imediata – 60 minutos antes do evento (como a maratona começa às 9h, essa refeição seria por volta das 8h). Deve conter de 1 a 2g de carboidratos por kg de peso, optar pelos de baixo índice glicêmico (pães integrais, barra de cereais, frutas). Pode ser a forma líquida – sucos, shakes, suplementos, sopas.

Ex.: Indivíduo com 70 kg deve consumir de 70g a 140g de CHO: Três fatias de pão integral (contém 45 g de CHO) + 1 copo de 240 ml de suco de laranja (27 g de CHO) = 72 g de CHO

Veja mais aqui.
 

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