contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

O adeus ao Tarzan das Cataratas Franz Kohlenberger morre em Foz do Iguaçu

Franz Kohlenberger morre em Foz do Iguaçu


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

Faleceu aos 85 anos na tarde desta quinta-feira, 20, um dos pioneiros de Foz do Iguaçu, Franz Kohlenberger. Ele estava internado no hospital Unimed e sua morte foi de causa natural. 

O velório aconteceu durante toda a noite de ontem até o início desta manhã na Câmara de Vereadores da cidade. Neste momento, o corpo segue para o crematório de Campo Largo, próximo a capital paranaense e deve chegar às 17h.

Kohlenberger era comerciante aposentado, mas, foi um dos homens que viveu de forma mais intensa a vida turística do Parque Nacional do Iguaçu. Inclusive, sua história de amor com o nosso maior cartão postal, foi contada em um livro intitulado de "O Homem das Cataratas", lançado no último dia 07 de agosto.

A narrativa é repleta de causos e de contextos históricos da cidade de Foz do Iguaçu, do turismo e, claro, das Cataratas do Iguaçu, com fotografias emocionantes.

Além do livro, Franz recebeu ainda o título de cidadão honorário de Foz do Iguaçu, por toda a dedicação ao setor turístico da região e foi o proprietário de um dos ícones da cidade, a churrascaria Cabeça de Boi.

O falecimento do pioneiro, como não poderia deixar de ser, causou comoção aos iguaçuenses, principalmente aos trabalhadores do turismo. Em sua rede social, Marcelo Valente, da Loumar Turismo, lamentou a morte do amigo. "Franz Kohlenberger foi um verdadeiro pai, padrinho e amigo desde quando cheguei em Foz do Iguaçu. Fico feliz das homenagens que ele recebeu em vida: Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu e um livro "O Homem das Cataratas". Teve uma vida plena e feliz ao lado da sua família. Um homem honrado e exemplar que deixará muitas saudades e muitas histórias que serão lembradas eternamente".

Foto: Arquivo Pessoal
Franz em conversa descontraída com Marcelo Valente e sua esposa

O ex-chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro, também em sua rede social, se pronunciou sobre a morte do pioneiro. "Austríaco, Franz foi um dos primeiros funcionários do Hotel das Cataratas, iniciando sua vida profissional em Foz do Iguaçu no final da década de 50. Considerado um dos pioneiros da região em Hotelaria, Gastronomia e Turismo.Costumava levar os hóspedes do Hotel em passeios cheios de aventura no Parque Nacional do Iguaçu, mas sempre focado na segurança, qualidade e satisfação dos seus clientes. Franz com certeza, marcou época através de sua grande capacidade de empreendedorismo e seu amor pela Família e sem dúvida, pelo carinho que possuía pela cidade que escolheu para viver e que ajudou a transformar".
 

Por telefone, o secretário de turismo da cidade, Paulo Tremarin, também prestou sua homenagem. "O município de Foz do Iguaçu deve muito ao senhor Franz. Ele nos deixou um legado muito grande de como fazer, onde fazer e quando fazer, elevando o potencial turístico da região. Ele desbravou as Cataratas, descobriu vários atrativos lá dentro que ainda são explorados até hoje, como o passeio de barco (que na época era a remo) e o passeio pelas pedras (que hoje é feito pelas passarelas). Ele abriu os caminhos para o desenvolvimento de Foz", finalizou o secretário.

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz