contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

O independente é o novo mainstream Procura-se quem fez isso, Tulipa Ruiz e Rafael Castro. Dessa vez a coluna mostra alguns nomes interessantes no cenário musical independente brasileiro. Acompanhe!

Procura-se quem fez isso, Tulipa Ruiz e Rafael Castro. Dessa vez a coluna mostra alguns nomes interessantes no cenário musical independente brasileiro. Acompanhe!


Por:

Publicado em:

Já sabe onde vai curtir a programação musical do final de semana? Temos para todos os gostos (e bolsos) aqui nas três fronteiras. No domingo (1), às 20h30, apresentação gratuita do Coral e Orquestra da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu (Duração: 1h) na praça do Mitre, como parte da programação do Natal das Cataratas.

Antes, no sábado (4), a Festa a Fantasia traz grandes atrações da eletrônica, além de banda de regaetoon, duplas sertanejas e o rock alternativo da querida Corleone.

Também tem festa de música eletrônica no A-ha, “DJ” Jesus Luz na Argentina e os rockeiros paulistas do Rock Rocket fazendo o primeiro show em Foz do Iguaçu no Zeppelin Old Bar. A minha programação eu já escolhi! Pra te ajudar na sua, vem aí a nova versão da agenda cultural do Clickfoz! A noite deverá estar no ar. Não deixe de voltar para conferir!

Agora, vamos ao assunto da semana.

Imagens: Divulgação
Procura-se quem fez isso: rostos cobertos por meia-calça e cabeças com cartolas e lanternas de minerador

Omainstream nacional morreu e está enterrado. Qual banda ou artista temos de destaque no mainstream hoje no Brasil fazendo algo que realmente mereça nossa atenção? Pergunta difícil. Eu não tenho nenhum no meu Ipod.

Agora, quanto ao undeground, continua em ritmo intenso de ebulição, pra variar. A seguir indico alguns artistas que você pode ainda não ter se deparado nessa imensidão de opções da nossa música independente nacional:

Procura-se Quem Fez Isso – Segundo os próprios integrantes dessa intrigante banda, eles são um projeto paralelo de músicos de outras bandas nacionais e preferem ocultar a identidade deles, fazendo a arte sobrepor as personalidades de cada um. Para isso, não dão entrevistas e utilizam meia-calças pretas no rosto.

Desafio real ou um belo golpe de marketing? Tal como Damon Albarn, ex-vocal do Blur (ou atual? A banda não sabe afirmar se acabou ou não, flertando com uma volta) e a mente por detrás do Gorillaz, uma vez afirmou “Chega um ponto em que toda banda torna-se personagens de si próprio. Por que não cortar caminho?”. Outras bandas já fizeram isso e, assim como o Gorillaz, foram desmascaradas no caminho, como a banda de new wave The Network, que envolve todos os membros do Green Day e alguns convidados.

The Network: banda começou tocando em pequenos clubes undegrounds. Com a identidade dos membros descoberta, isso não é mais possível sem haver uma histeria pelos ingressos

Tanta fanforronice assusta, é verdade. Quando vi, quase não quis escutar, imaginando uma artimanha para desviar a atenção de um som ruim. Mas, "Procura-se quem fez isso" não é falcatrua. Assim como os exemplos citados, Gorillaz e The Network, há uma preocpação legítima na qualidade do som. Por quanto tempo esse quarteto vai conseguir manter segredo? Para mim, tanto faz. Desde que continuem fazendo essa música boa que gosto tanto de ouvir, está de bom tamanho! Mais no site oficial: procurasequemfezisso.com.

Tulipa Ruiz – Uma das mais belas vozes que escutei nos últimos anos. Ela faz música que não pode ser rotulada simplesmente como MPB, rock ou qualquer coisa do tipo. É tudo isso, e mais. Ela esteve este ano no palco Oi Novo Som do SWU. Também, na semana passada, estava no programa Altas Horas, da Rede Globo. Se você perdeu isso tudo, vou deixar que ela mesmo se apresente…

Rafael Castro – Conheci ele no mesmo dia que conheci a Tulipa. Foi pessoalmente, em São Paulo. Em comum só a paixão que um nutre pelo outro. Embora, estejam sempre trocando ideias de som um com o outro – como qualquer casal – cada um tem proposta bem distinta. Rafael Castro faz rock n’ roll bebendo em diversas vertentes, com enfâse na pegada neo-setentista. Raul é um nome que vem bastante a cabeça, mas, nunca que fica só nisso! Incorpora também referências mais modernas, fazendo um som original que agrada antenados e saudosistas.

A voz rouca me agrada em cheio e as letras são bem diretas. Escute e tire as próprias conclusões! Todos os álbuns estão disponíveis para download no mySpace do músico. E quantos! … Temos o Frank Zappa brazuka. Em três anos de carreira, lançou oito discos, todos gravados na própria casa de Rafael, em Lençóis Paulista-SP, e disponibilizados gratuitamente na internet. Confira e me diz o que acha das sugestões de hoje nos cometários.

Até semana que vem, provavelmente com algum material sobre o show do Rock Rocket!

 

 


 

Augusto Conter Filho é jornalista do Clickfoz, formado na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Já foi DJ de festas e aspirante a músico estudando teclado, flauta, guitarra e violão. Hoje tem na apreciação da música o principal hobby, com ênfase na presença do maior número de shows de rock que conseguir e na coleção de álbuns, livros e artigos relacionados a esse universo. De vez em nunca posta algo no blog pessoal www.sillypost.blogspot.com. Twitter: @augustocf

 

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz