Empresas parceiras

Igushuttle - Destino Iguassu - Passaporte Iguassu - IguFoz - Loumar Turismo
Noite Italiana - Hotel Bella Italia - Águas do Iguaçu Hotel - Bogari Hotel - Iguassu City Tour

contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

O Terceiro Setor em Ação Colunista Luiz Henrique Dias visitou o maior evento de ONGs do Brasil e nos trás as novidades

Colunista Luiz Henrique Dias visitou o maior evento de ONGs do Brasil e nos trás as novidades


Por: Garon Piceli

Publicado em:

Começou nesta quinta-feira (28), e vai até o próxima sábado (30), no Expo Center Norte, em São Paulo, um grande encontro de organizações não governamentais, as famosas ONGs.

É o Ong.Brasil 2013.
 

Um evento democrático, onde o visitante tem acesso a diversas causas, projetos e trabalhos voluntários. No total, mais de 500 expositores – todos subsidiados, conforme o site do evento (www.ongbrasil.com.br) – dividem os 15 mil metros quadrados do Centro de Exposições.

O visitante vai encontrar, diluídos dentre grandes ONGs, como a GRAACC (de combate ao câncer) e o famoso Greenpeace, diversos projetos que chamam a atenção não só pela justiça da causa – todas eram justas – mas, principalmente, pelo grau de inovação e comprometimento social.

Um exemplo disso pode ser visto no stand da Skate Solidário, onde o próprio idealizador, Marcelo Azevedo (Marcelo Índio) recepciona os visitantes e fala com orgulho das centenas de crianças e jovens que atende no ABC Paulista e na Zona Leste da Capital. O Projeto já atua, também, há cinco anos na favela de Paraisópolis, local para onde levou a Virada Esportiva. Segundo Índio, a ONG, que também mantém um Ponto de Cultura, atende pessoas de 8 a 16 anos, sempre com mão de obra local. "a gente tem que valorizar o instrutor, o professor local." – afirma.

Outro projeto interessante é o Mucky, de Itu, no interior paulista. A ONG, criada em 1985, cuida de primatas em situação de abandono e maus tratos. Segundo a Coordenadora Vanessa da Silva Souza, a proposta é atender animais que não podem mais receber reinserção no habitat. Para se sentir na pele dos cerca de 200 primatas atendidos pelo Projeto Mucky, o visitante é convidado a passar três – angustiantes – minutos dentro de uma jaula, onde, com um fone de ouvido, pode viver por alguns instantes o sofrimento dos animais capturados na floresta e obrigados a se adaptar à vida com humanos.

Em outro stand, destacam-se os projetos da Associação Cultural Simbora. O coletivo, ligado a uma produtora paulistana, atua em circuitos alternativos de cinema, buscando a democratização do acesso à produção audiovisual – em especial ao cinema brasileiro – através de mostras e sessões itinerantes. Além disso, oferece cinema de qualidade em locais onde as populações não tem acesso direto a equipamentos de projeção ou salas de cinema, como explicou a expositora Isabelle Pereira, acompanhada por dois ex-alunos das oficinas de produção cultural do projeto, Felipe Laranjeira e Flávia Antunes. Segundo Isabelle, a Simbora se dedica atualmente ao projeto CINESOLAR, o primeiro cinema itinerante sustentável do Brasil, movido exclusivamente a energia solar, além de contar com atividades artísticas e educacionais e apresentações de filmes e artísticas.

Passeando pelo Ong.Brasil, é possível ver em cada ONG visitada uma novidade, uma inovação e sair de lá com uma certeza: o terceiro setor ganha força no Brasil, e no mundo, e é constituído a partir da vontade de algumas pessoas em alterar o espaço – e a sociedade – a sua volta, executando ações de cidadania, inserção social e apoio, ou mesmo defendendo uma causa.
E pra quem quiser, a Feira vai até sábado, com palestras, cursos gratuitos e muitas oportunidades para ajudar e ser ajudado.

SERVIÇO
Ong.Brasil 2013
Local: Expo Center Norte – São Paulo – SP
Informações e inscrições: www.ongbrasil.com.br

 


 

* Luiz Henrique Dias é escritor, dramaturgo e analista do dia-a-dia. Ele lança agora em dezembro seu novo livro "O Amor Remove Caninos" em Foz do Iguaçu. Leia mais em luizhenriquedias.com.br ou siga ele no twitter: @LuizHDias

 

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz