contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

O Tour de France já começou!


Por:

Publicado em:

Foto: Divulgação
O Tour de France acontece desde 1903

Olá Leitores! Bem vindos a uma “fria” edição do Tá n@ Rede!

E após uma Copa do Mundo um tanto quanto “gelada” para o Brasil, dedicarei a coluna dessa semana a uma quente competição que acontece nos arredores da França: o Tour de France!

O Tour de France foi criado em 1903 por Henri Desgrange e trata-se de uma competição de ciclismo que acontece por etapas, sendo geralmente disputada no mês de Julho. É a competição de ciclismo mais prestigiada e importante dentre os Grand-Tours (Giro d’Italia e Vuelta a España) do calendário Europeu.

Em 2010, a competição teve inicio no dia 3 de julho e termina no dia 25 em Paris Champs-Élysées. Durante os dias de competição os participantes irão percorrer um total de 3.642 km divididos em 21 etapas da seguinte forma:
 
– 1 prólogo;
– 9 etapas planas;
– 6 etapas de montanha sendo que 3 terminam no alto da montanha;
– 4 etapas médias de montanha;
– 1 contra-relógio (52 km).

Diferentes prêmios são disputados ao longo das etapas, sendo que cada um deles corresponde a uma camiseta de cor diferente. Entretanto, existe uma ordem de importância para as camisetas, sendo que:  

A camiseta amarela ("maillot jaune") é atribuída ao primeiro corredor em tempo individual na classificação geral, é a de maior prestígio.

A camiseta verde ("maillot vert") é atribuída ao primeiro corredor na classificação individual por pontos (provas rápidas).

A camiseta branca com bolas vermelhas ("maillot à pois") é atribuída ao primeiro corredor na classificação em etapas de montanha. No topo de cada montanha do Tour, atribuem-se pontos aos primeiros a chegar e a pontuação varia de acordo com a dificuldade da montanha.

A camiseta branca ("maillot blanc") segue os mesmos critérios da camiseta amarela, mas somente disputada por corredores com idade máxima de 25 anos em 31 de dezembro do ano em questão.

Além da classificação individual, há a classificação por equipes. Para esta, os tempos dos três primeiros corredores de cada equipe são adicionados após cada etapa. O Tour tem atualmente 22 equipes com nove corredores cada.

 

O recordista de vitórias na classificação geral do Tour de France é o norte-americano Lance Armstrong (sete vezes) que ficou com a camisa amarela entre 1999 e 2005 e está competindo novamente este ano. Já na classificação por pontos, a maior marca é do alemão Erick Zabel; o belga Eddy Merckx é o ciclista que venceu o maior número de etapas na história (34) e de uma mesma edição do Tour (8); e por fim o holandês Joop Zoetemelk detém o recorde de participações (16).

 

Uma curiosidade sobre esse evento é que uma hora antes de cada etapa acontece a passagem da aguardada Caravana do Tour. Durante a passagem da caravana ocorre a distribuição de brindes, artigos esportivos e guias explicativos sobre o evento e os principais atletas, sendo que os carros utilizados são decorados com muita propaganda e têm um visual exótico, bem chamativo para ajudar a promover o evento.

Ressalto que, para quem tiver interesse, a competição termina no dia 25 de julho e a ESPN é o canal que acompanha essa prova. Entretanto, para quem não tiver acesso a esse canal, a competição também pode ser acompanhada no site oficial do evento:  http://www.letour.fr/us/index.html

Até o momento não dá para saber quem vai ganhar, mas quem irá levar a camiseta amarela para casa? Algum palpite? Na próxima edição eu trago a resposta.

Até a próxima!

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz