contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Oeste vai debater alternativas para reduzir custo com transporte O evento acontecerá nesta quarta-feira, 31, em Cascavel

O evento acontecerá nesta quarta-feira, 31, em Cascavel


Por: Lauane de Melo

Publicado em:

A Câmara Técnica de Infraestrutura e Logística (CT-INFRALOG), do Programa Oeste em Desenvolvimento, debate na próxima quarta-feira, 31, a partir das 13h30, no auditório do Sebrae, em Cascavel, alternativas para reduzir os custos com o transporte da produção agroindustrial da região. O objetivo é fortalecer a competitividade e os ganhos das atividades produtivas, que devido aos custos logísticos, podem reduzir em até 17% a receita bruta dos produtores.

Como subsídio para o debate, a Secretaria de Estado do Planejamento do Paraná apresentará o estudo que está sendo desenvolvido sobre o corredor de exportação do Paraná. Este trabalho, que é feito em parcerias com outras secretarias de Estado e federações, mostra uma análise do fluxo e oferta de cargas nas rodovias e ferrovias com destino a Paranaguá.

Com isso, os empresários e agentes públicos da região poderão verificar a necessidade da melhoria e implantação de modais (rodovia, ferrovia e hidrovia) para escoar a produção da região e as potencialidades para ampliação dos modais de transporte utilizados pelo Oeste.

Durante o encontro, o presidente da Coopavel, Dilvo Groli, fará também uma palestra sobre os “Pedágios do Paraná”. O objetivo é compartilhar o estudo sobre a arrecadação com os pedágios e os investimentos realizados pelas concessionárias nas rodovias paranaenses.

“Os custos com transporte continuam sendo o maior gargalo das cadeias e demais atividades produtivas do Oeste, pois retira a competitividade dos produtores rurais e outros empresários da região. Precisamos pensar rápido em soluções a curto, a médio e a longo prazos”, comentou o coordenador da Câmara Técnica, Danilo Vendruscolo.

Estradas rurais – Também deverá ser apresentada no evento uma proposta de elaboração de um projeto regional de melhoria das estradas rurais por onde escoa toda a produção do agronegócio. A iniciativa tem como parceira instituições de ensino, como a Unioeste, de Toledo, a Universidade da Integração Latino Americana (Unila), instalada em Foz do Iguaçu, e UTFPR de Toledo.

Segundo Vendruscolo, as péssimas condições das estradas são um entrave para o crescimento da região, pois impactam diretamente na movimentação dos insumos, seja na coleta ou no escoamento do que é cultivado nas principais cadeias produtivas (frango, suínos, peixe e leite).

Ele comenta que além das perdas e danos na carga, a limitação da capacidade de escoamento acaba onerando o custo. Com estradas estreitas e mal conservadas, as empresas ficam impedidas de investir em caminhões maiores para transportar a produção.

 
Inscrições – As inscrições para o debate serão abertas no dia 31, a partir das 13h30, no auditório do Sebrae, em Cascavel. Para participar, basta se inscrever pelo link. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: ctinfra@oesteemdesenvolvimento.com.br ou pelo telefone (45) 3576-7081.

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Assine

Logo do ClickFoz