contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Oficina de teatro está com inscrições abertas Atividade é dirigida a professores municipais e integra a programação do dia do teatro e do circo

Atividade é dirigida a professores municipais e integra a programação do dia do teatro e do circo


Por: Leca

Publicado em:

Os professores das escolas da rede municipal de educação já podem inscrever-se nos workshops de formação em teatro, que serão ministradas por integrantes de três grupos teatrais da cidade, no dia 27 de março. A formação está dividida em três modalidades de três horas de duração cada, aplicada durante o período das 09 às 12 horas, no Iguassu Boulevard. Os módulos abrangem a metodologia do Teatro do Oprimido, o uso dos signos cênicos e a leitura e interpretação de textos dramáticos.

As inscrições são realizadas gratuitamente, por meio do sistema eletrônico “NPM”, mantido pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), mecanismo acessível a   todos os docentes municipais. Assim, as inscrições são feitas de forma rápida e simples, bastando apenas selecionar o campo indicado para a participação nas oficinas.

A iniciativa integra a programação alusiva ao Dia Internacional do Teatro e ao Dia Nacional do Circo, que acontece de 22 a 27 deste mês. Neste período, são oferecidos espetáculos, oficinas, debates, exibição de filme e interferências em locais públicos, distribuídos por vários espaços do município, promovidos de forma colaborativa entre grupos de teatro e circo, entidades culturais e instituições iguaçuenses.

O curso “Teatro para atores e não atores: Teatro do Oprimido na escola” será realizado pela atriz Rosangela Rocha, integrante da Casa do Teatro. A oficina “A importância cênica dos signos” será desenvolvida pela atriz Cláudia Ribeiro, que compõe a Cia. de Teatro Amadeus. O diretor de teatro Beto Virgínio, diretor do Centro de Cultura Popular, será responsável pela formação “Leitura dramática e interpretação de textos”.

Como explica Cláudia Ribeiro, durante a sua oficina será trabalhada a palavra e outros signos que constituem o fazer teatral. “O objetivo é dotar os professores de noções sobre os signos empregados em cena e como é possível usá-los durante a produção teatral. Vamos trabalhar os conteúdos e informações teóricas e também alguns exercícios práticos”, revela a professora de teatro.

Ao todo, são ofertadas sessenta vagas aos professores municipais, sendo vinte para cada curso. Os responsáveis pelas inscrições são o professor Theodorico Mello e Sâmela Moraes, integrantes da equipe de ensino da SMED. Mais informações sobre as oficinas de teatro poderão ser obtidas pelo seguinte telefone: (45) 2105-1266.

De acordo com Beto Virgínio, a iniciativa irá contribuir para fomentar o uso do teatro no ambiente escolar, através da capacitação dos professores para a utilização de diferentes ferramentas. “A ideia das oficinas é oferecer um repertório de técnicas e metodologias que poderão ser utilizadas pelos professores na sala de aula, tanto na produção de peças quanto na abordagem por meio do teatro de conteúdos escolares”, defende Beto.

TEATRO E SOLIDARIEDADE – Neste sábado, a comunidade iguaçuense poderá assistir ao espetáculo “As mulheres”, durante o ensaio aberto promovido pela Escola de Atores A Vida é Sonho, na Sala de Teatro do Iguassu Boulevard, às 20 horas.
 

Foto: Divulgação
Extrato da peça "Mulheres de Chico"

A entrada para o espetáculo será gratuita, a mediante a doação de doces e ovos de Páscoa ou de livros infantis e gibis, novos ou usados. Todo o material arrecadado será entregue a crianças de bairros populares da cidade e as publicações serão doadas à Biblioteca Comunitária CNI, no bairro Cidade Nova.

Como explica Fernando Monteiro, um dos componentes da Escola de Atores A Vida é Sonho, a iniciativa é uma forma de unir solidariedade e difusão artística. “É muito importante que atividades gratuitas como esta aconteçam. São ações que contribuem com a democratização e a ampliação do acesso à cultura e ao mesmo tempo ajudam outras pessoas”, reflete Fernando.

A peça é baseada em fragmentos das composições de Chico Buarque, reunindo  músicas, textos teatrais e outras criações do artista. No enredo, a personagem “Beatriz” nega-se a cumprir o destino a que fora destinado. Ao conhecer uma trupe de artistas, resolve partir em busca de seus próprios sonhos, passando a viver paixões e aventuras surpreendentes.

Recomendado para você

Anúncio

Rodízio de massas - Noite Italiana

Anúncio

Anúncio

Assine

Categorias

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Anúncio da revista D!VA
Logo do ClickFoz