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Ônibus brasileiro a hidrogênio

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O primeiro protótipo do ônibus movido a célula a combustível hidrogênio da América Latina foi fabricado em Caxias do Sul (RS). Em 2009, o veículo inicia os testes operacionais no Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara).

Além de possuir emissão zero de poluentes, o ônibus ainda devolve vapor d’água para a atmosfera, deixando o ar mais limpo, em um ciclo ambientalmente perfeito.

Principais características
– Emissão zero de poluentes
– Tipo: Padron ( 12,6 m de comprimento)
– Três portas no lado direito
– Potência: 230 kw
– Acessibilidade: piso baixo total (low-floor), espaço reservado para cadeirante, rampa de acesso, sistema de ajoelhamento e assentos estofados especiais
– Passageiros: 63 (1 motorista, 29 sentados, 32 em pé e 1 cadeirante)
– Ar-condicionado
– Baixo nível de ruído
– Autonomia: 300 km
– Consumo de hidrogênio: 15kg/100km
– Tração elétrica híbrida: (célula + bateria)
– Segurança: Sistema informatizado total de controle e diagnóstico
 

Fonte: www.emtu.sp.gov.br

 

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