contato@clickfozdoiguacu.com.br

(45) 3521-4041

Rua Venanti Otremba, 772. Sala 1.

CEP 85852-020 - Foz do Iguaçu

Paraná - Brasil

© Copyright - 2017 Foznet Soluções Digitais - Todos os direitos reservados.

Anúncio

Foz do Iguaçu

Onu e Pacto Global premiam Itaipu por ações pela equidade de gênero Prêmio WEPs reconhece líderes empresariais e empresas pela sua liderança na promoção da igualdade de gênero

Prêmio WEPs reconhece líderes empresariais e empresas pela sua liderança na promoção da igualdade de gênero


Por: Leca

Publicado em:

 

 
A ONU Mulheres e o Pacto Global reconheceram a Itaipu Binacional como uma empresa de referência em equidade de gênero e empoderamento das mulheres. A diretora Financeira Executiva, Margaret Groff, recebeu nesta quarta-feira (6), em nome do diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, o 1º Prêmio de Liderança em Empoderamento das Mulheres, na categoria “Sete Princípios”. 
 
Foto: JIE
A diretora recebeu o prêmio das mãos de Amme Rhosy, presidente da Levi Strauss

 

A entrega aconteceu em Nova York, como parte do 5º Evento Anual dos Princípios para o Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês), uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que este ano teve como tema “Inclusão: Estratégia para a Mudança”. Mais de 250 líderes empresariais e representantes da sociedade civil e de governos participaram do evento, assim como o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, e Michelle Bachelet, diretora executiva da ONU Mulheres.
       
Para Margaret Groff, o prêmio é importante principalmente pela valorização que tem sido dada à questão feminina. “Na Rio+20 e em outros eventos internacionais, temos visto uma preocupação cada vez maior dos governos e das empresas sobre essa questão. A Itaipu já foi uma empresa essencialmente masculina, com pouquíssimas mulheres. Vê-la hoje sendo reconhecida como um exemplo de parceria e aglutinação de homens e mulheres é muito recompensador”.
 
Foto: JIE
Ao longo de todo o dia, empresários e lideranças debateram temas ligados à equidade de gênero

 

A assessora de Responsabilidade Social, Heloisa Covolan, também estava presente ao evento, como representante das 500 empresas que fazem parte da Rede Brasileira de Empresas Signatárias do Pacto Global, e celebrou a conquista. "O prêmio é um reconhecimento da liderança do diretor Samek e da Dra. Margaret, do trabalho da Maria Helena Guarezi, coordenadora do Comitê de Incentivo à Equidade, e de todo o comitê. E pertence a todas as mulheres e homens da Itaipu, que há dez anos começaram a refletir sobre o tema de uma maior inclusão feminina e hoje já começam a desfrutar dos benefícios disso".
 
Foto: JIE
Em nome do diretor Jorge Samek, a diretora agradeceu pelo reconhecimento

 

O Prêmio WEPs reconhece líderes empresariais e empresas pela sua liderança na promoção da igualdade de gênero e no apoio para os Princípios de Empoderamento das Mulheres, enfocando principalmente ações concretas e inovadoras para que isso aconteça. A Itaipu Binacional foi uma das primeiras empresas do setor elétrico brasileiro a adotar ações de equidade de gênero. 
        
Empresas de todo o mundo se candidataram e apresentaram projetos variados sobre o tema, e cinco foram premiadas, nas categorias Sete Princípios – Itaipu Binacional; Engajamento Comunitário – Dean’s Beans Organic Coffee; Benchmarking para a Mudança – Banco da Nova Zelândia; Case de Negócios – Deloitte Touche Tohmatsu; e Mudanças Culturais para o Empoderamento – MAS Holdings. 
        
Sete Princípios
        
A categoria Sete Princípios, na qual Itaipu foi premiada, reconhece a empresa por promover uma ação coordenada para a igualdade de gênero e por implementar políticas que geram resultados significativos. Em 2010, quando os Princípios para o Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês) foram lançados, a Itaipu não só foi uma das primeiras empresas do mundo a aderir à causa, como promoveu seu lançamento no Brasil e Paraguai. 
        
No ano seguinte, o Conselho de Administração e a Diretoria Executiva aprovaram a Política de Equidade de Gênero com diretrizes que se relacionam diretamente com os WEPs. A implantação desta Política dentro da empresa fortaleceu um trabalho que vem sendo feito há dez anos pelo Comitê de Incentivo à Equidade de Gênero, e que já rende frutos aos empregados e à comunidade. 
        
Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, o prêmio foi um reconhecimento do bom trabalho que vem sendo feito. “Temos convicção de que as empresas podem e devem dar uma grande contribuição para a equação que todas as nações buscam solucionar: obter desenvolvimento econômico, preservar os recursos naturais e tornar as sociedades mais justas e estáveis. E a equidade de gêneros é um dos caminhos prioritários a serem tomados nessa jornada”, avaliou o diretor.
       
WEPs
       
Os Princípios de Empoderamento das Mulheres são considerados uma referência para as empresas capacitarem as mulheres no local de trabalho, mercado e comunidade. São sete: (1) liderança promovendo a igualdade entre gêneros, (2) igualdade de oportunidades, inclusão e não discriminação, (3) saúde, segurança e fim da violência, (4) educação e formação, (5) desenvolvimento empresarial e práticas da cadeia de abastecimento e marketing, (6) liderança comunitária e envolvimento e (7) transparência, medição e relatórios.

Recomendado para você

Anúncio

Anúncio da revista D!VA

Anúncio

Anúncio

City Tour Foz do Iguaçu

Anúncio

Categorias

Assine

Logo do ClickFoz