Previous slide
Next slide

Operadoras do litoral paranaense investem no turista estrangeiro

Previous slide
Next slide

Contando com 102 atrativos turísticos identificados pelos órgãos do setor, o litoral do Paraná oferece hoje diferentes tipos de destinos. Entre seus atrativos, 23 são voltados para o turismo cultural; 21 para o ecoturismo; 17 para o lazer, sol e praia; 13 no turismo de aventura; 21 divididos igualmente entre as áreas de gastronomia, negócios e eventos; 10 ligados ao turismo náutico e pesca e três são de turismo religioso. Ainda entram no rol, 14 unidades de conservação estadual e três unidades de conservação federal.

"Este é um banquete e tanto quando se leva em conta o potencial turístico envolvendo estrangeiros", explica Patrícia Albanez, gestora de turismo do Sebrae/PR e coordenadora do Projeto ‘Litoral do Paraná – Emoções o ano inteiro’. "Esse público está sempre em busca de destinos novos e eles ficam impressionados com a diversidade que podemos oferecer em nossos roteiros", justifica.

E a prática comprova. Duas importantes operadoras de turismo do Paraná atuam no litoral com foco no turista estrangeiro. "O que o turista mais busca são roteiros novos, opções que fujam do tradicional. No Paraná, ele se encanta com a variedade de atrativos em um mesmo roteiro: trem, belezas naturais, gastronomia típica, folclore, arquitetura histórica e a própria cidade de Curitiba", explica.

Ecoturismo para o mercado nacional – Ecoturismo para o mercado nacional é a proposta de outra operadora  da região, também voltada ao litoral paranaense. Todos os roteiros visam envolver as comunidades próximas, gerando uma fonte alternativa de renda, essência do ecoturismo. Os roteiros de um dia custam, por pessoa, em torno de R$ 400, a exemplo do pacote que inclui um passeio de trem, city tour em cidades como Morretes, guia local falando português, almoço com o típico barreado, bóia cross no Rio Nhundiaquara, equipamento completo, chuveiro quente e seguro de atividade pessoal.

Há também roteiros de cicloturismo e hikking, mais abrangentes, que incluem até a taxa de transporte para bicicletas ou a opção de alugá-las na própria região. A maior parte dos turistas atendidos vem do mercado nacional, com apenas 10% entre os estrangeiros, essencialmente europeus.

Previous slide
Next slide